Não existe apenas um caminho para obter esse tipo de efeito no Gimp: há pouco mais de seis anos ensinei aqui um método e, antes disso, publiquei um tutorial a respeito, no extinto Fórum Gimp. Aquelas técnicas ainda funcionam, embora trabalhosas e você pode usá-las...mas, há um meio mais simples e fácil para chegar a esse resultado: o filtro Long Shadow, como vi neste tópico do Fórum GimpChat.
Para este tutorial faremos uma arte simples, apenas para que você saiba o básico do filtro e possa, mais tarde, praticar experiências mais elaboradas:
Abra o Gimp e crie um novo arquivo com 500 pixels de largura e 250 pixels de altura. O fundo pode ser branco ou outra cor de sua preferência, desde que não atrapalhe a sua visualização. Digite um texto (A). Eu estou usando a fonte Ethnocentric (disponível aqui), com 110 pixels de altura, na cor preta. A fim de ganharmos espaço, mova o texto com a Ferramenta Mover, para o canto superior esquerdo da sua imagem:
Com o botão direito do mouse, dê um clique na camada do texto, na janela de camadas e escolha: "Camada para o tamanho da imagem" (B). Isto é importante para o efeito saia corretamente. Em seguida, duplique a camada do texto, clicando no quinto botão na base da janela de camadas.
Posicione as camadas de acordo com a figura C e dê um clique na camada-cópia do texto (1). É nela onde aplicaremos o filtro. Vá em Filtros > Luz e sombra > Long Shadow... (D):
Sua tela estará semelhante à figura E. Não se preocupe com a aparência confusa do texto: isto ocorre porque o filtro, quando você o abre, aplica as configurações-padrão.
Para corrigir isto, clique na barrinha preta (seta), no quadro de diálogo do filtro: aparecerá um quadro onde você poderá escolher uma cor. Escolha uma que seja diferente da cor do texto e da cor do fundo da imagem. A cor vermelha (#fe0000) serve perfeitamente:
Apresentaremos, brevemente, outras opções do filtro, somente para que você saiba o que elas fazem. Clique em "Estilo" (F). Nele são oferecidas quatro opções (G), atualmente estamos com a padrão, a "Finite";
As outras três: a "Infinite" usa tamanho inteiro da sua imagem (H), a "Fading" é uma variante da "Infinite" contendo um efeito de degradê (1) e, por fim, temos a "Fading (fixed length)" (2).
Para este tutorial, ficaremos com o estilo "Finite" (I). Mude o ângulo para: "60" (1) e "Comprimento" para: 18 (2), é o suficiente para obtermos uma aparência menos exagerada (3).
Antes de dar "OK", é conveniente verificarmos as três opções de "Compostion" (J). A opção atual, "Shadow plus image" é a padrão. Não vejo vantagem em usá-la, pois ela deixará as cores preta e vermelha juntas numa única camada. Se você quiser, depois, mudar ou editar essas cores será bem uma tarefa mais difícil...
As duas opções restantes são a: "Shadow only" (K) e a "Shadow minus image" (L). Apesar desta última ser bastante interessante, a opção "Shadow only" é a mais indicada à nossa arte atual... e é ela que você deve selecionar (M). Faça isto e dê clique no botão "OK" para aplicar o efeito e fechar o quadro de diálogo do filtro;
Aí está nosso resultado parcial (N). Agora, basta você colocar a camada original do texto por cima da camada do efeito (O) e tudo ficará certo.
É fácil mudar a cor do texto: primeiro, dê um clique na camada dele, para ativá-la (P). Em seguida, você deve travar a transparência da camada, na janela de camadas (círculo azul),
Mude a cor de Frente para o tom que desejar; no exemplo eu peguei um tom de laranja (1). Use o atalho Ctrl+ tecla de vírgula. Se você seguiu tudo corretamente, as áreas transparentes da camada não serão pintadas, somente as áreas preenchidas.
Para finalizar, aplique alguma cor no fundo, ou um degradê e corte a imagem, se preferir.