quarta-feira, 17 de março de 2021

Efeito 3D simples no Gimp - 2

 

 

Não existe apenas um caminho para obter esse tipo de efeito no Gimp: há pouco mais de seis anos ensinei aqui um método e, antes disso, publiquei um tutorial a respeito, no extinto Fórum Gimp. Aquelas técnicas ainda funcionam, embora trabalhosas e você pode usá-las...mas, há um meio mais simples e fácil para chegar a esse resultado: o filtro Long Shadow, como vi neste tópico do Fórum  GimpChat.

Para este tutorial faremos uma arte simples, apenas para que você saiba o básico do filtro e possa, mais tarde,  praticar experiências mais elaboradas:

Abra o Gimp e crie um novo arquivo com 500 pixels de largura e 250 pixels de altura. O fundo pode ser branco ou outra cor de sua preferência, desde que não atrapalhe a sua visualização. Digite um texto (A). Eu estou usando a fonte Ethnocentric (disponível aqui), com 110 pixels de altura, na cor preta. A fim de ganharmos espaço, mova o texto com a Ferramenta Mover, para o canto superior esquerdo da sua imagem:

Com o botão direito do mouse, dê um clique na camada do texto, na janela de camadas e escolha: "Camada para o tamanho da imagem" (B). Isto é importante para o efeito saia corretamente. Em seguida, duplique a camada do texto, clicando no quinto botão na base da janela de camadas.

Posicione as camadas de acordo com a figura C e dê um clique na camada-cópia do texto (1). É nela onde aplicaremos o filtro. Vá em Filtros > Luz e sombra > Long Shadow... (D):

 


Sua tela estará semelhante à figura E. Não se preocupe com a aparência confusa do texto: isto ocorre porque o filtro, quando você o abre, aplica as configurações-padrão. 

Para corrigir isto, clique na barrinha preta (seta), no quadro de diálogo do filtro: aparecerá um quadro onde você poderá escolher uma cor. Escolha uma que seja diferente da cor do texto e da cor do fundo da imagem. A  cor vermelha (#fe0000) serve perfeitamente:

Apresentaremos, brevemente, outras opções do filtro, somente para que você saiba o que elas fazem. Clique em "Estilo" (F). Nele são oferecidas quatro opções (G), atualmente estamos com a padrão, a "Finite";


As outras três: a "Infinite" usa tamanho inteiro da sua imagem (H), a "Fading" é uma variante da "Infinite" contendo um efeito de degradê (1) e, por fim, temos a "Fading (fixed length)" (2).


 
Para este tutorial, ficaremos com o estilo "Finite" (I). Mude o ângulo para: "60" (1) e "Comprimento" para: 18 (2), é o suficiente para obtermos uma aparência menos exagerada (3).

Antes de dar "OK", é conveniente verificarmos as três opções de "Compostion" (J). A opção atual,  "Shadow plus image" é a padrão. Não vejo vantagem em usá-la, pois ela deixará as cores preta e vermelha juntas numa única camada. Se você quiser, depois, mudar ou editar essas cores será bem uma tarefa mais difícil...


 
As duas opções restantes são a: "Shadow only" (K) e a "Shadow minus image" (L). Apesar desta última ser bastante interessante, a opção "Shadow only" é a mais indicada à nossa arte atual... e é ela que você deve selecionar (M). Faça isto e dê clique no botão "OK"  para aplicar o efeito e fechar o quadro de diálogo do filtro;

Aí está nosso resultado parcial (N). Agora, basta você colocar a camada original do texto por cima da camada do efeito (O) e tudo ficará certo.

É fácil mudar a cor do texto: primeiro, dê um clique na camada dele, para ativá-la (P). Em seguida, você deve travar a transparência da camada, na janela de camadas (círculo azul), 

Mude a cor de Frente para o tom que desejar; no exemplo eu peguei um tom de laranja (1). Use o atalho Ctrl+ tecla de vírgula. Se você seguiu tudo corretamente, as áreas transparentes da camada não serão pintadas, somente as áreas preenchidas.

 Para finalizar, aplique alguma cor no fundo, ou um degradê e corte a imagem, se preferir.


sexta-feira, 5 de março de 2021

Tutorial: Gotas de água, Vidro e Plástico com Gimp e G´Mic

O efeito de gotas de água já foi trabalhoso de se fazer no Gimp... agora, contando com o G´Mic, você consegue um ótimo resultado na maior facilidade! E, com algumas modificações simples, pode conseguir efeitos semelhantes a vidro e plástico. No exemplo seguinte, eu usei algumas formas pintadas de preto, sob um fundo de degradê dourado e, à direita está o resultado da aplicação do filtro do G´Mic:

 


Caso você não possua o G´Mic, veja este vídeo, para saber onde e como obtê-lo e aprender o processo de instalação no Gimp.

Para este tutorial aplicaremos o efeito em um texto. Abra o Gimp e crie um arquivo de 600 pixels de largura por 250 pixels de altura. O fundo não importa tanto: você pode, simplesmente, preencher com alguma cor, com um um degradê ou inserir uma foto ou desenho. Em seguida, digite um texto (A). Eu usei a fonte aaaiight! (você pode obtê-la aqui), com tamanho de 160 pixels (1) e com espaçamento de 12 (2), na cor preta (embora a cor, aparentemente, não afete o resultado). Com isso teremos duas camadas (3);

 


Em seguinte, é importante que você clique na camada do texto, com o botão direito do mouse e escolha a opção "Camada para o tamanho da imagem" (B). Caso você tenha colado alguma imagem na camada do fundo, faça isso também nela. Esse procedimento fará com que o texto seja rasterizado, ou seja, se torne um objeto (1 e 2). Torne a clicar com o botão direito do mouse na camada do texto , desta vez escolhendo a opção "Alfa para a seleção" (C);


 
Vá em Selecionar > Salvar para canal: isso salvará a seleção do texto na janela dos canais (E). Nós usaremos essa seleção mais tarde. Você já pode desfazer a seleção, usando o atalho Shift+Ctrl+A ou indo em Selecionar > Nada (F);

 


Volte à janela de camadas e dê um clique na camada do texto, para ativá-la (G). Vá em Filtros> G´MIC-Qt...(H);

 


Nosso filtro estará no grupo "Deformations" (I), com o nome de "Drop Water" (1). No canto superior direito (2) escolha a opção "Opaque Regions on Top Layer" e, na parte de baixo (3) escolha a opção "All" em "Camadas de entrada".

Os três controles deslizantes do meio (4) servem para os ajustes de luz, os mais importantes são o segundo, o qual determina o ângulo, ou seja, a direção da luz e o terceiro que controla a quantidade dos brilhos brancos. No meu caso, não vi necessidade de ajustar, gostei como estava e cliquei em OK, (5) para concluir;



Eis o resultado (J). A janela de camadas também mudou: de início, tínhamos duas camadas, agora, são cinco, no total (1):

 


Uma vantagem disto é possibilitar ajustes finos no efeito. Por exemplo, a camada da sombra (shadow) (K) estava com opacidade de 50% e eu a aumentei para 100% (1). Um ajuste bem sutil, você o nota mais na borda direita da letra "i". Você pode, ainda, duplicar a camada da sombra, para intensificá-la mais... e ajustar a opacidade da camada-cópia, até chegar no ponto desejado;




A camada do topo (L) é a do brilho intenso, a "specular spots". Eu baixei a opacidade dessa camada para 75%, outro ajuste sutil (1). Veja que, aqui, poderíamos editar esse brilhos através de uma máscara de camada ou acrescentar mais alguns em uma nova camada...

 

Chegou o momento de usarmos aquela seleção, lembra? Vá na janela dos Canais, dê um clique no canal da seleção (M) e clique no quinto botão (indicado pela seta) na base da janela dos canais: a seleção antiga do texto estará piscando na sua tela.

Volte à janela de camadas e crie uma nova camada (1), posicionando essa camada como mostrado na imagem. Mude a cor de Frente para um tom de laranja (#ffa600) e preencha a seleção com essa cor, usando o atalho Ctrl+ tecla de vírgula. Em seguida, desfaça a seleção (Shift+Ctrl+A);

 


 Essa cor nos deu um efeito de plástico, embora artificial demais! Uma simples mudança no Modo e na Opacidade da camada ajudará. Veja como fica no Modo: Cor LCh com opacidade de 75% (N) e no Modo: Superexposição linear com opacidade de 88% (O);

 


Abaixo, o da esquerda está no Modo: Luminosidade LCh com opacidade de 40% (P). No da direita eu coloquei no Modo: Luz suave com opacidade de 80% (Q)... e adicionei, no fundo, um degradê verde-claro bem leve, para a luz (1) e um tom de verde mais escuro para a sombra (2), a fim de realçar o texto:


 



quarta-feira, 3 de março de 2021

Tutorial: Globo-Web no Gimp

Este tutorial é do blog El Diablo Criativo, de Razgriz. Não o segui até o fim, preferindo fazer uma experiência pessoal. Aí está meu resultado:

Comecei criando um arquivo de 1000 x 1000 pixels, com fundo preto, conforme sugerido pelo autor. O filtro indicado, em seguida, teve uma pequena mudança. Se você utiliza uma versão mais recente do Gimp, como eu, o caminho completo é: Filtros > Renderizar > Textura > Xadrez (legado)... (A). Configurei o "Tamanho" (B) para 100 e marquei a opção "Psicodelizar" (1), clicando em OK para aplicar (2):

O filtro Detectar Borda > Bordas...também mudou. O caminho atual é Filtros > Detetar margens > Margem... (C). No quadro de diálogo, em "Algoritmo" (D) escolhi a opção "Degradê" e "Quantidade" (1) configurei para: 2. "Comportamento da borda" (2), deixei no padrão, "Segurar" e cliquei em OK, por fim (3):


Para o filtro seguinte, Mapear Objeto, não houve mudança: ele continua em Filtros > Mapear. Fiz tudo de acordo com o tutorial do Razgriz, configurando "Mapear para" Esfera (E) e marcando as opções "Fundo transparente" (1) e "Criar nova imagem" (2) e mantendo a opção "Habilitar antiserrilhamento" (3) marcada:

Na aba "Orientação" (F), optei por manter os valores de "Posição" (1) e "Rotação" (2) idênticos ao do tutorial original. Lembre-se de clicar no botão "Pré-visualização!" para ver como está saindo. Quando estiver satisfeito, clique em OK (3) para aplicar o efeito:

Se você seguiu tudo à risca, o Gimp criará, automaticamente, um novo arquivo com fundo transparente e vai inserir o globo nele (G):



Nesse ponto, o autor rumou para outras experiências (muito legais, aconselho você a ver) e eu preferi fazer outra coisa com meu globo, como falei no início. veja abaixo (H), um resumo. Basicamente eu criei duas novas camadas e coloquei o globo entre elas.


Na camada do topo (1) apliquei um degradê (chamado Golden 2), de forma Radial, partindo do "pólo norte"do globo. Apliquei uma máscara de camada e alterei o modo da camada para "Tela" e reduzi a opacidade para 63%. O modo "Tela" só afeta as áreas negras do globo, preservando as àreas brancas.

Quanto à última camada, o degradê foi aplicado, igualmente, na forma Radial... no entanto, na direção oposta e eu utilizai um degradê chamado: Noite 20. 

 Esses dois degradês foram criados por mim, há alguns anos. Se você quiser obter esses e outros recursos, gratuitamente, poderá baixá-los aqui!

segunda-feira, 1 de março de 2021

Tutorial: Efeito de Texto aplicado em Foto no Gimp

Venho mexendo muito tempo no Inkscape, chegou a hora de mudar um pouco: esta semana reservei para me dedicar ao Gimp. O primeiro tutorial que pratiquei foi o Interperse a portrait with text. Fiz três experiências com ele:

 

Não segui o tutorial na íntegra (só uns 90%), pelo fato dele ser antigo (dez anos, praticamente) e muita coisa mudou nas versões mais recentes do Gimp. Os três primeiros passos que o autor te dá, você pode seguir normal... eu só recomendaria você duplicar a camada da foto original (A), antes de seguir para o quarto passo (para duplicar a camada é só clicar no botão indicado pela seta azul, na base da janela de camadas):

 

Para o quarto passo precisamos empregar outro filtro: vá em Cores > Dessaturar > Dessaturar... (B). Em "Modo" (1), você tem cinco opções de escolha, eu selecionei o terceiro, Claridade (HSL) e dei OK:


Segui quase tudo dos quinto e sexto passos (C), usei uma fonte similar à indicada (1), deixando-a com tamanho um pixel menor do que a do autor (2):


Dos passos sete a dez, fiz tudo como explicado... mas, talvez eu tenha errado em algum ponto, pois obtive um resultado diferente ao do tutorial. Decidi consertar do meu jeito: dupliquei a camada (D) e dei um clique na máscara de camada (seta azul): assim, qualquer edição que fizesse afetaria a máscara, não a imagem. Fui em Cores > Levels...No quadro Níveis (1) ajustei os valores de entrada. Você pode ajustar tanto pelos controles deslizantes quanto pelas caixas de números (em 2, 3 e 4), ficando de olho na imagem: quando sair como você quer, clique em OK (5):


 
Os passos onze e doze não me ajudaram muito. Descobri que, simplesmente duplicando a camada mais uma vez dava uma melhoradinha nos detalhes (E):


Neste ponto, fiz três experiências. Na primeira experiência, dupliquei a camada original (a colorida) e coloquei essa duplicata acima de todas as camadas (F) e mudei o modo dela, para Sobrepor, com opacidade de 69%. Na segunda, testei a sugestão do autor: criei uma camada no topo (G), preenchi ela totalmente com um tom de azul e configurei o modo da camada para: Cor LCh e com opacidade de 38%. Já a terceira e última experiência foi uma mistura das duas anteriores, eu apenas deixei ambas as camadas do topo visíveis (H):


 
Por fim, era hora de recortar a imagem: para isto eu gosto de usar uma seleção retangular (I) No quadro de opções dessa ferramenta, deixe sempre marcada a opção de Antisserrilhamento (1) e use a Regra dos terços (2), essa última opção facilita a você deixar o recorte no lugar mais adequado. Para fazer o recorte final  da imagem, é só você ir no menu Imagem (3) e escolher a opção "Cortar para a seleção" (4):




A Regra dos terços é um recurso antigo, utilizado tanto em desenho quanto em fotografia. Como não disponho de espaço, no momento, para tratar desse assunto, deixo dois links interessantes sobre ele:

• O que é Regra dos terços: Um guia para iniciantes

• Regra dos terços (vídeo)