sábado, 23 de janeiro de 2016

Desenho de Letras

Antigamente, certos tipos especiais de letras, tais como as de títulos de filmes, livros, de nomes de produtos, etc., eram desenhados à mão ou com o uso de instrumentos (compasso, curva francesa, régua, esquadro). Depois da computação gráfica, claro, a situação mudou: geralmente se usa uma fonte pronta e, simplesmente, digita-se o texto...ou muda-se uma letra aqui ou ali para disfarçar. Isto porque, com prazos curtos demais, esse é o caminho mais curto e fácil.

Por outro lado, um tipo de letra bem desenhado, bem bolado e inédito continua tendo seu valor. Justamente por causa de sua raridade, acredito eu. E, mesmo sendo poucos, ainda existem aqueles que gostam de desenhar letras. Para estes casos, estou indicando alguns links interessantes. Começo com um catálogo francês de letras, para uso comercial. Parece bem antigo, não sei precisar quanto...talvez anterior a 1940. Um exemplo tirado dele:


Eu o encontrei nesta página do blog francês Agence Eureka. Para achar mais, procure pela tag dessiner, nesse mesmo blog.


Outros catálogos disponíveis:

• Speedball Text Book
• La Lettre dans la Peinture et la Publicité
• Album d'Alphabets Publicitaires
• Nouvel Album de Lettres à l'usage du Peintre


Nenhum comentário:

Postar um comentário