segunda-feira, 1 de março de 2021

Tutorial: Efeito de Texto aplicado em Foto no Gimp

Venho mexendo muito tempo no Inkscape, chegou a hora de mudar um pouco: esta semana reservei para me dedicar ao Gimp. O primeiro tutorial que pratiquei foi o Interperse a portrait with text. Fiz três experiências com ele:

 

Não segui o tutorial na íntegra (só uns 90%), pelo fato dele ser antigo (dez anos, praticamente) e muita coisa mudou nas versões mais recentes do Gimp. Os três primeiros passos que o autor te dá, você pode seguir normal... eu só recomendaria você duplicar a camada da foto original (A), antes de seguir para o quarto passo (para duplicar a camada é só clicar no botão indicado pela seta azul, na base da janela de camadas):

 

Para o quarto passo precisamos empregar outro filtro: vá em Cores > Dessaturar > Dessaturar... (B). Em "Modo" (1), você tem cinco opções de escolha, eu selecionei o terceiro, Claridade (HSL) e dei OK:


Segui quase tudo dos quinto e sexto passos (C), usei uma fonte similar à indicada (1), deixando-a com tamanho um pixel menor do que a do autor (2):


Dos passos sete a dez, fiz tudo como explicado... mas, talvez eu tenha errado em algum ponto, pois obtive um resultado diferente ao do tutorial. Decidi consertar do meu jeito: dupliquei a camada (D) e dei um clique na máscara de camada (seta azul): assim, qualquer edição que fizesse afetaria a máscara, não a imagem. Fui em Cores > Levels...No quadro Níveis (1) ajustei os valores de entrada. Você pode ajustar tanto pelos controles deslizantes quanto pelas caixas de números (em 2, 3 e 4), ficando de olho na imagem: quando sair como você quer, clique em OK (5):


 
Os passos onze e doze não me ajudaram muito. Descobri que, simplesmente duplicando a camada mais uma vez dava uma melhoradinha nos detalhes (E):


Neste ponto, fiz três experiências. Na primeira experiência, dupliquei a camada original (a colorida) e coloquei essa duplicata acima de todas as camadas (F) e mudei o modo dela, para Sobrepor, com opacidade de 69%. Na segunda, testei a sugestão do autor: criei uma camada no topo (G), preenchi ela totalmente com um tom de azul e configurei o modo da camada para: Cor LCh e com opacidade de 38%. Já a terceira e última experiência foi uma mistura das duas anteriores, eu apenas deixei ambas as camadas do topo visíveis (H):


 
Por fim, era hora de recortar a imagem: para isto eu gosto de usar uma seleção retangular (I) No quadro de opções dessa ferramenta, deixe sempre marcada a opção de Antisserrilhamento (1) e use a Regra dos terços (2), essa última opção facilita a você deixar o recorte no lugar mais adequado. Para fazer o recorte final  da imagem, é só você ir no menu Imagem (3) e escolher a opção "Cortar para a seleção" (4):




A Regra dos terços é um recurso antigo, utilizado tanto em desenho quanto em fotografia. Como não disponho de espaço, no momento, para tratar desse assunto, deixo dois links interessantes sobre ele:

• O que é Regra dos terços: Um guia para iniciantes

• Regra dos terços (vídeo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário