sexta-feira, 5 de março de 2021

Tutorial: Gotas de água, Vidro e Plástico com Gimp e G´Mic

O efeito de gotas de água já foi trabalhoso de se fazer no Gimp... agora, contando com o G´Mic, você consegue um ótimo resultado na maior facilidade! E, com algumas modificações simples, pode conseguir efeitos semelhantes a vidro e plástico. No exemplo seguinte, eu usei algumas formas pintadas de preto, sob um fundo de degradê dourado e, à direita está o resultado da aplicação do filtro do G´Mic:

 


Caso você não possua o G´Mic, veja este vídeo, para saber onde e como obtê-lo e aprender o processo de instalação no Gimp.

Para este tutorial aplicaremos o efeito em um texto. Abra o Gimp e crie um arquivo de 600 pixels de largura por 250 pixels de altura. O fundo não importa tanto: você pode, simplesmente, preencher com alguma cor, com um um degradê ou inserir uma foto ou desenho. Em seguida, digite um texto (A). Eu usei a fonte aaaiight! (você pode obtê-la aqui), com tamanho de 160 pixels (1) e com espaçamento de 12 (2), na cor preta (embora a cor, aparentemente, não afete o resultado). Com isso teremos duas camadas (3);

 


Em seguinte, é importante que você clique na camada do texto, com o botão direito do mouse e escolha a opção "Camada para o tamanho da imagem" (B). Caso você tenha colado alguma imagem na camada do fundo, faça isso também nela. Esse procedimento fará com que o texto seja rasterizado, ou seja, se torne um objeto (1 e 2). Torne a clicar com o botão direito do mouse na camada do texto , desta vez escolhendo a opção "Alfa para a seleção" (C);


 
Vá em Selecionar > Salvar para canal: isso salvará a seleção do texto na janela dos canais (E). Nós usaremos essa seleção mais tarde. Você já pode desfazer a seleção, usando o atalho Shift+Ctrl+A ou indo em Selecionar > Nada (F);

 


Volte à janela de camadas e dê um clique na camada do texto, para ativá-la (G). Vá em Filtros> G´MIC-Qt...(H);

 


Nosso filtro estará no grupo "Deformations" (I), com o nome de "Drop Water" (1). No canto superior direito (2) escolha a opção "Opaque Regions on Top Layer" e, na parte de baixo (3) escolha a opção "All" em "Camadas de entrada".

Os três controles deslizantes do meio (4) servem para os ajustes de luz, os mais importantes são o segundo, o qual determina o ângulo, ou seja, a direção da luz e o terceiro que controla a quantidade dos brilhos brancos. No meu caso, não vi necessidade de ajustar, gostei como estava e cliquei em OK, (5) para concluir;



Eis o resultado (J). A janela de camadas também mudou: de início, tínhamos duas camadas, agora, são cinco, no total (1):

 


Uma vantagem disto é possibilitar ajustes finos no efeito. Por exemplo, a camada da sombra (shadow) (K) estava com opacidade de 50% e eu a aumentei para 100% (1). Um ajuste bem sutil, você o nota mais na borda direita da letra "i". Você pode, ainda, duplicar a camada da sombra, para intensificá-la mais... e ajustar a opacidade da camada-cópia, até chegar no ponto desejado;




A camada do topo (L) é a do brilho intenso, a "specular spots". Eu baixei a opacidade dessa camada para 75%, outro ajuste sutil (1). Veja que, aqui, poderíamos editar esse brilhos através de uma máscara de camada ou acrescentar mais alguns em uma nova camada...

 

Chegou o momento de usarmos aquela seleção, lembra? Vá na janela dos Canais, dê um clique no canal da seleção (M) e clique no quinto botão (indicado pela seta) na base da janela dos canais: a seleção antiga do texto estará piscando na sua tela.

Volte à janela de camadas e crie uma nova camada (1), posicionando essa camada como mostrado na imagem. Mude a cor de Frente para um tom de laranja (#ffa600) e preencha a seleção com essa cor, usando o atalho Ctrl+ tecla de vírgula. Em seguida, desfaça a seleção (Shift+Ctrl+A);

 


 Essa cor nos deu um efeito de plástico, embora artificial demais! Uma simples mudança no Modo e na Opacidade da camada ajudará. Veja como fica no Modo: Cor LCh com opacidade de 75% (N) e no Modo: Superexposição linear com opacidade de 88% (O);

 


Abaixo, o da esquerda está no Modo: Luminosidade LCh com opacidade de 40% (P). No da direita eu coloquei no Modo: Luz suave com opacidade de 80% (Q)... e adicionei, no fundo, um degradê verde-claro bem leve, para a luz (1) e um tom de verde mais escuro para a sombra (2), a fim de realçar o texto:


 



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