domingo, 20 de dezembro de 2015

Os seis livros de Andrew Loomis

Os manuais de Andrew Loomis foram e continuam sendo uma ótima fonte de aprendizado. Uma vergonha que livros dessa importância nunca tenham sido lançados no Brasil. Ainda mais que certas escolas tiravam xerox de algumas páginas... e depois as montavam, de modo a parecerem apostilas produzidas por elas mesmas! Só vários anos depois, através da internet, vim a descobrir essa picaretagem e conhecer o trabalho do verdadeiro autor daquele material.

Antes de passar os links dos livros, mostrarei uma prévia do que você encontrará. Eles cobrem muito bem os pontos principais do Desenho. Sobre Anatomia, Loomis ensina os esquemas para você construir cabeças humanas, de diferentes formatos e esquemas para desenhar a figura completa. No desenho de ossos e músculos, apenas se apresenta a forma geral: o próprio autor recomenda que você procure outros livros, mais especializados para aprender sobre essa parte:



A Perspectiva é muito bem tratada nos manuais, ensinando, inclusive, como aplicá-la no desenho da figura humana:



Há boas dicas a respeito de Sombreado, incluindo a forma de se traçar sombras projetadas:


Loomis ainda ensina sobre Composição. Composição? É a forma de você dispor os elementos em um desenho, de maneira a despertar o interesse de quem irá vê-lo. Não adianta saber desenhar bem se você distribuir os elementos em uma ilustração de maneira confusa ou pouco interessante (um erro comum, por exemplo, é acreditar que você é obrigado a enfiar uma tonelada de detalhes em um desenho... do contrário terá uma arte "pobre"!):



Chega de conversa, vamos aos Livros! Para acessá-los, bastar clicar no título de cada um deles, abaixo. Quando abrir a página, vá até o final dela e você verá uma lista de formatos de arquivo, escolha um deles para fazer o download. Por exemplo, eu escolhi o formato PDF. Com o livro aberto no navegador (o Firefox, por exemplo), vá em Arquivo/Salvar como... aí você salva onde quiser e pode ler o livro em qualquer navegador, mesmo estando off-line:



1) Successful Drawing
2) Drawing the Head & Hands
3) Creative Illustration
4) Fun With a Pencil
5) Figure Drawing for All It's Worth
6) The Eye of the Painter and the Elements of Beauty

Um adendo (10/03/2020): Embora os livros do Loomis sejam ótimos, um ponto extremamente essencial deles deixou de ser tratado: o traço. Todo desenho começa pelo traço e é por ele que recomendo você começar seus estudos. Para saber mais, clique aqui!





21 comentários:

  1. Rogerio Guerreiro, obrigado por compartilhar este tesouro!!!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de baixar, eu acho! rsrs....agora é imprimir e estudar até....

    ResponderExcluir
  3. Sempre às ordens, amigo! :)

    Esses livros, mesmo sendo antigos, são perfeitos para se aprender o básico do Desenho.

    ResponderExcluir
  4. para quem não sabem, já existem dois desses livro do loomis em pdf já em português! é só entrar no site Desenhistas autodidatas se cadastrar e...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carlos! Entretanto, é preciso avisar aos leitores que não basta se cadastrar naquele site: é preciso, também, pagar uma quantia em dinheiro.

      Digo isso sem qualquer crítica, claro...apenas pelo fato de que, se não informarmos esse detalhe, o povo pensará que é de graça... :D

      Excluir
    2. Boa noite, tudo bem ? Você tem esses livros em PT-BR pra compartilhar ?

      Excluir
    3. Eu não tenho. Se o Carlos Araújo tiver, tente entrar em contato com ele...

      Excluir
  5. cara, muito obrigado!! S2

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Aparentemente o "Successful Drawing" seria o primeiro a ser lido/praticado, pois nele o Loomis começa pelos elementos básicos...mas, sinceramente não sei se existe uma ordem certa de leitura.

      Excluir
  7. Ainda não li os livros
    Tem dicas de sombra? Eu acho muito dificil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, é difícil, eu próprio tenho dificuldades com sombras. O que me ajuda, muito, é buscar fotos com sombreado similar àquele que quero para um determinado desenho...e, então, usar essas fotos como base.

      Entretanto, não espere encontrar imagens com sombreado totalmente idêntico ao que você imagina: com certeza, você terá de mudar ou completar pastes das sombras, de acordo com a arte que você está fazendo...

      Excluir
  8. Alguém tem o link dos livros em português? vi que o camarada lá em cima disse que existe dois livros traduzidos, mas não achei o link para download.

    ResponderExcluir
  9. A última postagem do blog Desenhistas Autodidatas é de Maio/2016, acho difícil conseguir alguma coisa por lá...

    ResponderExcluir