Um grande número de artistas usava unicamente o Photoshop para ilustrações...depois veio o Paint Tool SAI e uma boa parte migrou para ele, especialmente aqueles que desenhavam mangá. Mas, é evidente, existem outros ótimos programas além desses e hoje vou te apresentar, rapidamente, um deles: o Krita.
Primeira grande vantagem do Krita: você pode baixá-lo e usá-lo legalmente, sem pagar nada. Segunda vantagem: não é preciso, necessariamente, instalar em seu computador para experimentá-lo: há versões para instalar em um pendrive, como é o caso desta que eu testei. Além disso, ele possui assistentes (ferramentas) destinadas a facilitar tarefas comuns no desenho tais como desenhar objetos em perspectiva . Nesta página do Manual do Krita você achará maiores detalhes.
Uma ferramenta que eu testei, há poucos dias, é a Horizontal Mirror Tool: basicamente ela existe para te ajudar a desenhar um personagem em pose frontal. Este vídeo nos dá uma boa demonstração do recurso. Porém, eu me baseei neste tutorial de David Revoy. Aí está meu primeiro resultado:
Não tive muito sucesso na colorização...terminei deixando o desenho em tons de cinza mesmo e aproveitei para testar alguns pincéis do Krita nele: os traços das hachuras dos cantos esquerdos foram feitos desta maneira. Nesse meio tempo mexi com um outro pincel, traçando com eles alguns desenhos sem compromisso:
De fato, não exatamente uma obra de arte...porém os resultados me animaram a prosseguir. Hoje criei este desenho, colorizado desta vez:
Verdade que algumas cores não saíram como eu desejava, mas com a prática essa parte tenderá a melhorar! Para concluir, deixo a você alguns links interessantes sobre o Krita.
• Pintura de Mozart Couto - Embora antigo (2013) este artigo faz uma boa apresentação sobre o programa. Para encontrar mais artigos a respeito, clique aqui;
• Krita tutorial - Basics - Tutorial de uma única página, escrito por White-Heron, membro do Deviantart;
• Line-art tips with Krita - Vídeo de David Revoy exibindo recursos do Krita. Um que me chamou a atenção é o de Speddlines (mostrado aos 05:09 min do vídeo). Saiba, ainda, que as Speddlines podem ser conseguidas em outros programas, veja aqui para maiores detalhes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário