terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

G-Mic 2.9.6

 Hoje eu reservei um tempo para atualizar meus programas, entre eles o Gimp, que está na versão 2.10.22. Aí me ocorreu atualizar o G´Mic, também! Depois de removidas as versões antigas, instalei a nova do Gimp...e fui para a página do G´Mic, fazer o download. O vídeo a seguir mostra o processo de download e instalação, que é bem simples: 


A seguir estão algumas experiências rápidas minhas. Nelas eu usei este screenshot de um filme (infelizmente não me recordo qual...):

Algumas recomendações: antes de trabalhar com uma imagem, sempre salve uma cópia, para preservar a original. E, quando abrir a imagem no Gimp, crie uma cópia da camada...e aplique o filtro nessa cópia. Assim você pode experimentar com segurança! Para criar uma cópia de uma camada, basta você clicar no quinto botão,  na base da janela de camadas. Você encontrará o G´Mic em penúltimo lugar no Menu Filtros:


São 564 filtros disponíveis, separados em categorias. Aqui eu fui na categoria "Artistic" (1) e, na lista, escolhi o filtro "Dream Smoothing" (2). Geralmente haverá, no lado direito do quadro, opções para você configurar o efeito. Neste caso eu não mudei nenhuma delas: simplesmente cliquei no botão "OK" (3):


 
Este é o resultado:

 Aqui eu mudei o modo da camada-cópia, de "Normal" para "Mesclar grãos":

Nesta experiência eu utilizei o "Posterize Dithering", um outro filtro do G´Mic, igualmente presente na categoria "Artistic". Como antes, eu não mudei qualquer configuração do filtro, me limitando a clicar em "OK":

 Mudando o modo da camada, de "Normal" para "Luz suave", temos este resultado:






Nenhum comentário:

Postar um comentário