sábado, 29 de maio de 2021

Criando Textura de Madeira no Gimp

"Com tantas texturas de madeira disponíveis para download, na internet, pra que aprender a criar textura?" Primeiro porque, dependendo da arte que você estiver desenvolvendo, talvez uma textura estilizada seja mais apropriada. Ou você queira dar um toque pessoal ao trabalho. Ou, ainda, talvez você seja o tipo de pessoa que prefere produzir seus próprios recursos.

Seja qual for seu motivo, este tutorial é fácil de seguir e envolve pouco trabalho manual, além de ser indicado para quem quiser aprender mais sobre filtros no Gimp (muita gente não vai além do "Desfoque Gaussiano", eu também era assim... :))



Abra o Gimp e crie um novo arquivo com 1000 pixels de largura por 700  pixels de altura, com 300 dpi de resolução (A). Apenas por enquanto não use outros tamanhos e outra resolução, pois eles influem bastante no resultado! O fundo tanto pode ser branco, outra cor ou transparente: de qualquer maneira iremos mudar a cor do fundo nos passos seguintes;

Dê um duplo clique no ícone da cor de Frente, na Caixa de Ferramentas (B). No quadro que surgir (C), mude a Cor de Frente para # 8d4f28, um tom de marrom (1) e dê OK (2); Pinte a camada inteira com essa cor, usando o atalho Ctrl+ tecla de vírgula ou indo em Editar > Preencher com cor de frente;

 


 Vá em Filtros > Filtro Ruído > Ruído RGB (D). Das quatro primeiras opções da caixa de diálogo (E), apenas a segunda e a última devem permanecer marcadas. Em "Vermelho" (1) mude o valor para 0,5.  Em "Verde" e em "Azul" (2) mude cada um para valor de 0,125. Mantenha "Alfa" zerada. Clique no botão "OK" para aplicar (3). Na janela de camadas (F), crie uma nova camada, nela aplicaremos um outro filtro...



Vá em Filtros > Filtro Renderizar > Ruído > Ruído sólido (G). Em "Tamanho X" e em "Tamanho Y" (1) configure para um valor de 7. Em "Detalhe" (2) para um valor de 6. As opções "Padrão" e "Turbulento" (3) permanecem desmarcadas. Clique em "OK" para aplicar (4).

 


Antes de prosseguir, novamente o lembrete: para a criação dessa textura o tamanho e a resolução do arquivo tem grande influência no resultado! Assim, se você usar tamanho e resolução diferentes dos indicados neste tutorial, provavelmente terá de experimentar outras configurações para a maioria dos filtros aqui mostrados.

Depois de aplicar o filtro, mude o modo da camada para: Sobrepor com opacidade de 63% (H). Clique com o botão direito do mouse na nova camada e escolha a opção "Combinar abaixo" (I). Nosso arquivo (por enquanto) voltará a ter uma única camada. Duplique a camada (J), clicando no quinto ícone (seta), na base da janela de camadas.

Vá em Filtros > Distorções > Ondular (K). As configurações desse filtro são das que mais afetam o resultado e não há uma regra absoluta, aqui. Contudo, eu utilizei as seguintes configurações: (1) "Amplitude": 63; "Período": 125; (2) "Deslocamento de fase": 0,500; (3) "Angulo" 90; (4) "Método de reamostragem": Cúbico; (5) "Tipo de ondulação": "Seno". A opção "Padrão" (6) permanece desmarcada. Clique no botão "OK" quando acabar (7).


 
Clique com o botão direito na nova camada e escolha a opção "Combinar abaixo" (L) Duplique a camada (M), clicando no quinto ícone (seta), na base da janela de camadas. Vamos, agora, em Filtros > Desfocar > Movimento Linear desfocado (1).

 


No quadro de diálogo, em "Comprimento" (N), ponha um valor bem alto: 800. O "Ângulo" (1) deve ficar sempre em zero; Clique em "OK" para aplicar (2). Ainda nessa camada aplicaremos um outro filtro, o qual nos dará a textura de fibra da madeira. Vá em Filtros > Melhorar > Sharpen (Unsharp Mask) (O).


 
Estas foram minhas configurações (1): "Raio": 3,8; "Quantidade": 36,0; "Limiar": 0,038. Clique em "OK" (2) para fechar o quadro de diálogo. Mude o modo da camada (P), para "Mesclar grãos" e reduza sua opacidade para 75%.

Em seguida, duplique a camada (Q), clicando no quinto ícone (seta), na base da janela de camadas. Altere o modo desta camada para "Sobrepor" e aumente sua opacidade para 88%. Clique com o botão direito na camada do topo e escolha a opção "Combinar camadas visíveis" (R). No quadro que irá surgir, deixe marcada a segunda opção (1), "Cortar para a imagem" e clique no botão "Combinar" (2);

Temos a textura básica... porém, ela ainda não está ideal! Na madeira genuína as fibras não costumam ser todas retas, existem curvas, em maior ou menor quantidade e em tamanhos diferentes. E as cores e o brilho estão por demais apagados...

Vamos resolver, primeiro, o problema da textura das fibras. Chegamos à parte que envolve (um pouco) de trabalho manual. Usaremos a Ferramenta de Seleção Elíptica (círculo azul). Dê um clique duplo nessa Ferramenta e, nas opções dela (S), escolha a primeira opção, em "Modo". Marque as opções "Antiserrilhamento" e "Enevoar bordas" (1) e, em "Raio" deixe: 5,0 (2). Todas as outras opções devem permanecer desmarcadas;
 

 
Escolha uma área qualquer da textura e crie uma elipse com a ferramenta (T), com tamanho mais ou menos similar ao mostrado na figura. Com a seleção ativada na sua tela, vá em Filtros> Distorções > Redemoinho e beliscão (1). 
 

Usaremos frequentemente esse filtro nessa etapa e a única configuração que você irá mexer nele será na primeira,  "Ondulação" (1). Nessa primeira vez, você pode usar o valor padrão, "90" ou experimentar outro valor de seu agrado. Clique em "OK" quando estiver satisfeito (2). Em seguida, escolha outra parte da textura e faça uma nova elipse. É importante que você use tamanhos diferentes de elipse, justamente para "quebrarmos" a monotonia da textura (U).


 
Empregaremos o mesmo filtro do passo anterior. Você pode acessá-lo rapidamente por meio do atalho Shift+Ctrl+F ou indo no menu (seta azul). Neste exemplo eu utilizei um valor negativo, -97, em "Ondulação" (1). Clique em "OK" para aplicar (2);


 
A partir daí é só você repetir esses passos, sempre se preocupando em variar o tamanho das elipses e as configurações do filtro, em "Ondulação". Não haveria muitas regras a se estabelecer aqui.. apenas a recomendação de não exagerar.


 
Ao final dessa etapa, pequenas partes da textura estarão borradas...



Para resolver, vá em Filtros >Melhorar > Sharpen (Unsharp Mask) (V). Ajuste até obter uma textura nítida o suficiente. Eu usei as configurações indicadas na figura.



Quanto à iluminação da textura, normalmente eu só faço isso depois de aplicá-la e ajustá-la onde quero. Mas vou explicar brevemente aqui, a título de exemplo. Para melhorar a iluminação da textura você pode aplicar degradês de preto (para a sombra)  e de branco (para a luz). Aplique sempre em camadas separadas, jamais diretamente na textura! Use opacidades baixas no degradê (25% ou menos). Assim, caso você queira aumentar a intensidade, bastará aplicar o degradê novamente...ou, simplesmente, duplicar a camada e reduzir a opacidade, até chegar no ponto certo (W):


 
Chegamos, enfim, à questão das cores. Para chegar à cor desejada o meio mais fácil e seguro é criar uma nova camada, colocá-la entre as camadas de luz e sombra e a camada da textura e preencher essa camada com um tom de marrom. Em seguida, basta você ir mudando o modo dessa camada de cor, assim como essa opacidade.

Na figura abaixo indicamos algumas sugestões: (1) Esta é a cor original. (2) Cor: #800d00 - Modo: Multiplicar, Opacidade: 75%; (3) Cor: #b3a16b - Modo: Croma LCh, Opacidade: 82%; (4) Cor: #5c4d1f - Modo: Multiplicar, Opacidade: 88% e (5) Cor: #442816 - Modo: Cor HSL, Opacidade: 100%.


 

domingo, 16 de maio de 2021

Fazendo um Círculo passar por três pontos no Inkscape

A figura mostra de que se trata. Veja que o círculo passa exatamente na ponta superior da estrela e nos cantos do quadrado e do hexágono:

Antes da computação gráfica para conseguir isso era necessário executar alguns malabarismos com o compasso... agora, podemos obter o mesmo resultado com o Inkscape e na maior facilidade!

Primeiro eu criei as três figuras (A) e estabeleci onde pretendia que passassem as linhas do círculo (B). Eu marquei os pontos com círculos vermelhos, somente para visualização: o recomendável é utilizar guias para fazer essas marcações com maior precisão;

Na parte superior esquerda do Inkscape, logo abaixo dos menus (C) há uma série de ícones. Marque todos eles, como indicado na figura, eles facilitarão o alinhamento correto das linhas que criaremos a seguir. As linhas são necessárias para que o Inkscape possa gerar o círculo a partir dos três pontos.

Na Caixa de Ferramentas, pegue a ferramenta indicada no círculo azul. Clique no primeiro ponto, arraste até o segundo ponto, clique nele e arraste até o terceiro ponto. Apenas dê Enter e a linha será criada. A figura D serve como simples orientação: eu poderia também ter começado a linha a partir do canto do hexágono e terminado no canto do quadrado, sem problema. E a linha pode permanecer aberta, ou seja, não é preciso ligar os pontos 1 e 3.

A linha que você acabou de criar deve continuar selecionada. Caso você a tenha desselecionado por acidente, torne a clicar nela com o mouse. Vá, agora, em Extensões > Renderizar > Desenhar a Partir de Triângulo (E). Abrirá um grande quadro com várias opções. Deixe marcada somente a primeira, "Circuncírculo" (F) e marque a opção "Pré-Visualizar", na base do quadro (seta azul)...


 
O Inkscape criará o círculo (G), como queríamos. Clique no botão "Aplicar" (1) e em "Fechar" (2). Depois é só deletar a linha (H). Tarefa concluída! :)