A figura mostra de que se trata. Veja que o círculo passa exatamente na ponta superior da estrela e nos cantos do quadrado e do hexágono:
Antes da computação gráfica para conseguir isso era necessário executar alguns malabarismos com o compasso... agora, podemos obter o mesmo resultado com o Inkscape e na maior facilidade!
Primeiro eu criei as três figuras (A) e estabeleci onde pretendia que passassem as linhas do círculo (B). Eu marquei os pontos com círculos vermelhos, somente para visualização: o recomendável é utilizar guias para fazer essas marcações com maior precisão;
Na parte superior esquerda do Inkscape, logo abaixo dos menus (C) há uma série de ícones. Marque todos eles, como indicado na figura, eles facilitarão o alinhamento correto das linhas que criaremos a seguir. As linhas são necessárias para que o Inkscape possa gerar o círculo a partir dos três pontos.
Na Caixa de Ferramentas, pegue a ferramenta indicada no círculo azul. Clique no primeiro ponto, arraste até o segundo ponto, clique nele e arraste até o terceiro ponto. Apenas dê Enter e a linha será criada. A figura D serve como simples orientação: eu poderia também ter começado a linha a partir do canto do hexágono e terminado no canto do quadrado, sem problema. E a linha pode permanecer aberta, ou seja, não é preciso ligar os pontos 1 e 3.
A linha que você acabou de criar deve continuar selecionada. Caso você a tenha desselecionado por acidente, torne a clicar nela com o mouse. Vá, agora, em Extensões > Renderizar > Desenhar a Partir de Triângulo (E). Abrirá um grande quadro com várias opções. Deixe marcada somente a primeira, "Circuncírculo" (F) e marque a opção "Pré-Visualizar", na base do quadro (seta azul)...
O Inkscape criará o círculo (G), como queríamos. Clique no botão "Aplicar" (1) e em "Fechar" (2). Depois é só deletar a linha (H). Tarefa concluída! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário