Durante mais ou menos duas semanas estive praticando um mega tutorial de Blender! Aí estão os meus resultados:
E quando digo "mega tutorial" significa exatamente isso: são, ao todo, 24 vídeos, divididos em quatro módulos. Tudo perfeitamente bem explicado e dirigido para iniciantes no Blender... porém, mesmo que você tenha maiores conhecimentos compensa criar motivação para seguir até o fim. Nesta página você tem acesso à lista completa dos vídeos.
Neste vídeo são apresentados as ferramentas / recursos básicos do Blender. Veja na íntegra, caso você não tenha nenhum conhecimento do programa e a parte final, se você já estiver um pouco mais avançado. A partir daí basta ir acompanhando a sequência...
Como de hábito, vou postar alguns screenshots. Este (A) foi perto do final do módulo 2. A textura do donut ainda precisava de algum tratamento e, na cena, havia nada além de um plano de cor rosada. Para a cobertura eu escolhi uma cor básica de chocolate (#664534):
Nesta fase eu mudei o ângulo da câmera e acrescentei a xícara (B). Para o líquido apliquei uma cor de café com leite (se desejar um tom similar, começe testando pelas cores #aa724f ou #8b6740);
Aqui já estamos no módulo final. Para que a renderização não demorasse demais, optei por reduzir um pouco a dimensão dos frames da animação. Tal como na animação do robô, preferi completar a edição final do filme no Krita. Ali inseri alguns retoques, especialmente no fundo (C) e adicionei brilhos sutis na xícara (1, 2 e 3).
Já havia experimentado efeitos metálicos no Photoshop e no Gimp, bem pouco no Blender. Para este último programa eu havia encontrado um ótimo tutorial básico mostrando como obter efeitos de ouro, prata, bronze e cobre. Hoje modelei rapidamente uma forma no Blender, a dupliquei e, seguindo o tutorial, apliquei os efeitos. Então, exportei as formas em um arquivo png, com fundo transparente... e completei a edição com o Gimp e o Krita. Aí está meu resultado:
Vamos ao início. O vídeo-tutorial é este, caso você seja iniciante no Blender e já possua alguma prática, não terá dificuldade em acompanhá-lo:
Eu modelei essa forma (A) a partir de um Torus, um objeto em forma de bóia que já vem com o Blender e suavizei-o (B) com o modificador "Subdivide Surface"(1), ou "Sub Surf", como alguns chamam. Claro, você pode usar a forma que desejar... apenas evite colocar valores demasiado altos no modificador, caso seu objeto seja muito complexo ou seu computador tenha recursos limitados.
Aqui eu segui exatamente o que exatamente o que autor explicou. Minha forma saiu com algumas "rugas" na parte interna (C), talvez eu devesse ter aumentado mais o "Subdivide Surface" (falhas acontecem :) ). Eu indiquei os pontos mais importantes a serem configurados na aba materiais (1, 2 e 3). Na aba "Render",(D) lembre-se de marcar a opção indicada pela seta azul.
Mais ou menos aos 2:34, o autor avisa que é preciso seguir as instruções de um tutorial anterior para a correta finalização do efeito. O vídeo é este:
Fique tranquilo, não é nada muito difícil. Você só precisará de um arquivo que já vem instalado no Blender. No meu caso eu uso o Blender 2.93 e o caminho completo desse arquivo é: "C:\Program Files\Blender Foundation\Blender 2.93\2.93\datafiles\studiolights\world\forest.exr" (sem as aspas).
Aqui um screenshot para deixar mais claro (E). Não se preocupe caso os ícones dos seus arquivos sejam diferentes da figura, isso em nada vai influir. Você pode copiar o arquivo "forest.exr"para o seu Desktop, como o autor sugeriu... ou escolher alguma pasta de destino, de preferência uma que seja de fácil acesso.
De volta ao vídeo anterior, eu inseri a imagem (F) por meio da configuração na aba "World"(círculo azul). A princípio estranhei, porque no fundo apenas saiu uma cor marrom-escuro. Na renderização (G), a imagem apareceu no fundo, embora um tanto borrada...
...isso, porém, não tem tanta importância porque, como o autor explicou, a única função daquela imagem "forest.exr" é ajudar na obtenção do efeito metálico. Você pode tornar a imagem transparente (como eu fiz) ou aplicar uma cor ao fundo.
Para as cores dos metais eu segui de acordo com o vídeo. A cor do Bronze(H) me deu mais trabalho: estava parecida demais com o ouro e, quando mexi na cor ela se tornava mais próxima do cobre! Mudei para a cor #88531A e reduzi a "Specular", na aba "Material" para 0.250 (I).
Exportei a imagem dos objetos com fundo transparente em um arquivo png e conclui, assim, a edição no Blender. A textura de madeira eu criei no Gimp, como você pode ver neste tutorial.Para a edição final eu escolhi o Krita, pois já acostumei a usá-lo com frequência.
• Edit (03/09/2021): Me ocorreu que talvez seja útil postar as configurações da câmera e da luz que usei. Apenas como um ponto de partida. Dependendo do efeito que você deseja obter, você pode aumentar a intensidade da luz, mudá-la de posição ou, ainda, acrescentar outra fonte de luz. O mesmo para a câmera e os objetos, teste diversas configurações e posições para eles: