quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Modelando um Donut no Blender

Durante mais ou menos duas semanas estive praticando um mega tutorial de Blender! Aí estão os meus resultados:

 

E quando digo "mega tutorial" significa exatamente isso: são, ao todo, 24 vídeos, divididos em quatro módulos. Tudo perfeitamente bem explicado e dirigido para iniciantes no Blender... porém, mesmo que você tenha maiores conhecimentos compensa criar motivação para seguir até o fim. Nesta página você tem acesso à lista completa dos vídeos.

Neste vídeo são apresentados as ferramentas / recursos básicos do Blender. Veja na íntegra, caso você não tenha nenhum conhecimento do programa e a parte final, se você já estiver um pouco mais avançado. A partir daí basta ir acompanhando a sequência...

Como de hábito, vou postar alguns screenshots. Este (A) foi perto do final do módulo 2. A textura do donut ainda precisava de algum tratamento e, na cena, havia nada além de um plano de cor rosada. Para a cobertura eu escolhi uma cor básica de chocolate (#664534):

Nesta fase eu mudei o ângulo da câmera e acrescentei a xícara (B). Para o líquido apliquei uma cor de café com leite (se desejar um tom similar, começe testando pelas cores #aa724f ou #8b6740);

Aqui já estamos no módulo final. Para que a renderização não demorasse demais, optei por reduzir um pouco a dimensão dos frames da animação. Tal como na animação do robô, preferi completar a edição final do filme no Krita. Ali inseri alguns retoques, especialmente no fundo (C) e adicionei brilhos sutis na xícara (1, 2 e 3).





Nenhum comentário:

Postar um comentário