sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Instalando programas com segurança no Windows 10

Muitas pessoas tiveram seus computadores invadidos por vírus por não tomarem cuidados básicos. Na instalação de programas, por exemplo. Antes de instalar qualquer programa, tenho o hábito de seguir uma certa rotina de segurança. Ela funciona? Acredito que sim, pois raramente enfrentei problemas nessa parte... e, como conhecer essa rotina de segurança talvez seja útil a outros, bolei este mini-tutorial.

Eu estou usando o Windows 10 e o vírus nativo do sistema, o Defender. Nesse exemplo eu baixei, para a pasta Downloads, (A) cinco programas: Blender (1), Gimp (2), G´Mic for Gimp (3), Inkscape (4) e o Krita (5). Todos esses programas são open-source e legítimos. Não disponho de espaço para falar sobre eles, basta visitar os sites oficiais para conhecê-los melhor. Nenhum problema aqui...

Antes de correr instalar é preciso saber duas coisas: O anti-vírus está atualizado? O sistema está atualizado? Para ter certeza, eu digito na caixa de pesquisa (B): "verificar se há atualizações" (sem as aspas) e o Windows já indica o local correto (C).

No quadro do Windows Update, clique no botão "Verificar se há atualizações" (D). Se houver, normalmente ele instalará tanto as atualizações de sistema quanto as do antivírus. Caso haja atualizações no sistema, talvez o Windows peça para reiniciar, então faça isso. No meu caso, o sistema e o anti-vírus estavam OK (E). Se você utiliza outro anti-vírus, faça o procedimento necessário para saber se ele está atualizado.

Hora de passar o anti-vírus. Em nenhuma hipótese deixe de fazer isso! E nunca desative o anti-vírus, se houver essa instrução onde você pegou o programa, fique alerta: muitos usuários tiveram seus computadores infectados por seguir essa instrução. Volte à pasta Downloads e clique com o botão direito do mouse sobre ela. No menu suspenso escolha: "Verificar com o Microsoft Defender..." (F) ou selecione seu anti-vírus na lista.

O Defender gastará um tempo para verificar os arquivos (G) e exibirá a mensagem normal (H) caso estejam limpos e seguros. Se o anti-vírus alertar para algum problema, não instale absolutamente nada! Sim, em umas poucas ocasiões o anti-vírus talvez acuse problemas em um arquivo perfeitamente seguro, os chamados "falso positivos"... no entanto, verifique em sites e fóruns (confiáveis, é claro), se isso é verdade ou não.

Muito bem, os arquivos estão limpos... mas, se um ou mais deles estiverem corrompidos podem gerar problemas mais tarde. Para nos precavermos, vamos criar um ponto de restauração, não demora tanto e é mais garantido. Digite na caixa de pesquisa (B): "criar ponto de restauração" (sem as aspas)  e o programa indicará o local (1).

Surgirá o quadro "Propriedades do Sistema", com a aba "Proteção do Sistema" (J) aberta. Na base do quadro, clique no botão "Criar" (K). Vai aparecer um pequeno quadro, nele você pode atribuir um nome ao ponto de restauração (1). Como eu pretendo instalar apenas dois programas por ora, o Krita e o Blender, coloquei o nome de acordo. Em seguida, clique no botão "Criar" (2).

Aguarde enquanto o Windows cria o ponto (L), ele avisará quando concluir. Clique no botão "Fechar" (M) e em "OK" (1) para encerrar o quadro de diálogo.

Normalmente é necessário desinstalar a versão antiga do programa, antes de instalar a nova. Para isso, vá ao Painel de Controle (N) e escolha "Desinstalar um programa" (1). Irá aparecer uma lista com os programas presentes em seu computador. No exemplo, eu selecionei o Blender (O) e cliquei em "Desinstalar". Surgirão mensagens (P) pedindo confirmação (ou outras mais, dependendo do programa) e você procede de acordo.

Então, eu repeti esse último passo para desinstalar a versão antiga do Krita... e, finalmente, instalei as novas versões novas do Blender e a do Krita. Reservarei um dia ou dois para averiguar o funcionamento deles e instalo os demais, depois. Sempre seguindo essa pequena rotina de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário