quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Salvando Configurações de Filtros no Gimp

Quando você vai escolhe um filtro no Gimp, normalmente gasta um tempo mexendo nas configurações do quadro de diálogo...como neste exemplo, onde peguei uma imagem minha (A) e escolhi o filtro Ondular (em Filtros/Distorções) (B):



Esse era o efeito-padrão do filtro. Não era bem o desejado, assim fui alterando as configurações, até obter um resultado melhor (C):

 

Legal, mas e aí? Toda vez que quiser conseguir esse mesmo efeito, vou ter de acertar manualmente essas configurações? E para lembrar de cada valor? Não, não precisa ter tanto trabalho: basta exportar as configurações para um pequeno arquivo. Daí, quando eu precisar delas em outras ocasiões, é só importá-las.

De que maneira? Fácil, pela própria caixa de diálogo do filtro. Ainda nesse exemplo do filtro Ondular: eu não corro dar OK no quadro, vou no canto superior direito do quadro e clico em uma pequena setinha (D) ela abre um menu suspenso. Nele você seleciona a segunda opção "Export current Settings to File..."  (E). 

Em seguida, você escolhe uma pasta onde salvar o arquivo (ou cria uma no ato) e, óbvio, dá um nome para ele. No meu caso, eu criei uma pasta chamada "ondular_confs" (1) e dei ao arquivo o nome de "vitro_01"(2). Clique no botão "Save" (3) para exportar as configurações e, depois, em "OK", na caixa de diálogo do filtro, se ainda quiser aplicá-lo ou em "Cancelar", em caso contrário.



Vejamos, agora, como importar as configurações. Aqui eu utilizei a mesma imagem, só alterei a cor dela (F). Para importar, você vai no canto superior direito da caixa de diálogo do filtro e clica na setinha pequena. Agora, escolha a primeira opção do menu suspenso, "Import current Settings from File..." (G) e abra a pasta onde salvou a configuração e o arquivo dela (1) para poder aplicar:



No exemplo seguinte, eu importei as mesmas configurações do filtro Ondular (H). Não gostei do resultado, posso mexer? Sim, posso: mudo os valores até deixar do meu gosto (I)...e exporto essas configurações, pelos mesmos procedimentos descritos antes, desta vez escolhendo outro nome para o arquivo ("vitro_02", no exemplo) (J).


Esse procedimento de exportar / importar configurações também funciona em muitos outros filtros e recursos do Gimp. O Color Balance (K), disponível no menu Cores, é um deles:

Isso ajuda demais, principalmente naqueles casos de filtros que pedem muitas configurações, caso do Lens Distortion (L) (disponível em Filtros/Distorções).

 

Lembre-se, o maior cuidado a tomar é: mantenha os pequenos arquivos das configurações organizados e separados, em pastas e com nomes fáceis de se achar e manter. Repare que eu criei uma pasta chamada: lens_distortion e nela salvei o arquivo de configuração com um nome adequado.

 ===>>> Aprender Desenho: "Por onde devo começar?" Leia e saiba! <<<===






2 comentários:

  1. oi,durante minhas pesquisas sobre desenho na internet encontrei o seu blog,ja faz basicamente um ano que eu tenho tentado aprender a desenhar mas começo e desisto,começo e desisto e fica nessa espiral..quais foram seus passos nessa vida de desenhista? dicas? por onde eu começo? gesture drawing é bom para começar ou existem caminhos melhores? eu acabei de baixar aqui o Fun with a pencil do Loomis pois ouvi falar que é um ótimo livro,desde já obrigado e um bom dia a ti!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedro!

    Eu acrescentei um link no final da postagem, ali tem uma artigo com dicas para começar.

    ResponderExcluir