quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Personalizando Toolbar do Inkscape

 Dependendo do que você faz no Inkscape, você usa mais algumas ferramentas do que outras. No meu caso, eu uso bastante a Ferramenta de Ampliação (Zoom) para verificar se os encaixes e alinhamentos das artes estão precisos...e, para meu azar, a partir da versão 1.0 do programa, ela foi mudada de lugar:

 


Mesmo empregando o atalho (z), eu preferia ela como estava antes. Procurei do programa nas opções para ver se era possível mover as ferramentas de lugar, na toolbar e nada! Pesquisando na internet, fiquei sabendo que era possível fazer isso, sim, mas de outra forma...e é o que vou mostrar aqui!

1) Primeiro, localize no seu camputador um arquivo chamado: toolbar-tool.ui, no diretório do seu Inkscape. No Windows, se você fez a instalação-padrão do programa, o caminho completo dele será:  C:\Program Files\Inkscape\share\inkscape\ui\toolbar-tool.ui;

2) Faça uma cópia desse arquivo e coloque-a em local seguro. Como precaução adicional, você pode acrescentar os termos "bak_" (sem as aspas) na frente do nome do arquivo-cópia;

3) Verifique se o Inkscape está aberto e, em caso positivo, feche-o. Volte ao arquivo e abra-o no Bloco de Notas do Windows. No Linux, talvez seja possível editar esse arquivo através do próprio terminal, senão abra-o em um editor de arquivos simples. Provavelmente você precisará fazer isso como root, fornecendo a devida senha.

4) No arquivo os nomes das ferramentas estão todos em inglês. Nesse exemplo, eu queria mudar as Ferramentas "Ampliação" e "Medida" de lugar. Elas estão listadas na parte final do texto como "ToolZoom" e "ToolMeasure", respectivamente... 


5) Eu recortei as duas linhas que mencionavam essas ferrramentas e colei-as na parte acima, logo abaixo da segunda ferramenta, a ToolNode. Nota: procure manter os alinhamentos do texto da mesma forma como estavam, só por garantia...


 

6) Duas ferramentas foram para o topo da toolbar...então, para mantermos a integridade dela, é bom que duas ferramentas vão para baixo. Escolha duas ferramentas que você quase não use. No meu caso eu escolhi as ferramentas "Espiral" e "Lata de Tinta" (respectivamente, "ToolSpiral" e "ToolPaintBucket"). Recorte cada linha das ferramentas...


 

...e cole-as no local onde estavam a "ToolZoom" e "ToolMeasure". Acerte os alinhamentos do texto;



7) Salve o arquivo e feche-o. Abra o Inkscape: se você seguiu tudo direitinho, as ferramentas estarão onde você escolheu, na toolbar!

A dica original eu achei neste tópico do Inkscape Forum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário