segunda-feira, 14 de junho de 2021

Textura de Madeira Rústica no Gimp

Esta é uma atualização de um tutorial meu, feito em Outubro de 2009. Nem me lembro qual versão do Gimp usava, :D  agora estou com a versão 2.10.22, para Windows. A obtenção deste efeito envolve a aplicação de um degradê. Ao escrever o tutorial original (e escrever esta atualização) eu usei um degradê especial, de minha criação, chamado Terra (mais adiante explicarei como obtê-lo, gratuitamente). Mas, fazendo outras experiências, vi que o efeito também ficaria legal usando um degradê comum. Abaixo temos os dois resultados para comparação:
 
 Passemos ao tutorial: abra o Gimp e crie um novo arquivo de 560 pixels de largura por 200 pixels de altura, com fundo branco, com resolução de 300 pixels (A). Em seguida, vá em Filtros > Renderizar > Lava (B).
 

 
No quadro de diálogo (C), configure "Semente" e "Tamanho" para 10 e "Aspereza" (1) para 7. Clique sobre a pequena imagem do degradê (2) e no pequeno quadro que vai abrir, (seta azul) procure e selecione o degradê: "Blinds" e clique em Fechar (3). 
 
Voltando ao quadro original: das três opções abaixo do "Degradê" somente a terceira, "Usar degradê atual" (4) deve continuar desmarcada. Clique em OK (5) para aplicar. Este é o resultado da aplicação do filtro Lava (D). Repare que o Gimp criou uma nova camada, Lava Layer (1). Caso alguma seleção esteja ativada na sua tela (provavelmente estará), desfaça-a usando o atalho Ctrl+Shift+A ou indo em Selecionar > Nada.
 

Ainda na camada Lava aplicaremos um filtro: vá em Filtros > Distorções > Vento (E). No quadro de diálogo, em "Estilo" (1) escolha: Vento; em "Direção" (2): Esquerda e em "Borda afetada" (3): Frente. Configure (4) "Limiar" para 18 e "Força" para: 40. "Semente aleatória" (5) deve continuar zerada e clique em OK (6) para encerrar.
 

Vá à janela de camadas (F), crie uma nova camada e nomeie-a como: Textura. É nesta nova camada que aplicaremos um degradê e é neste ponto que você precisa escolher qual deles. Se você quiser um resultado similar ao do tutorial original, precisará fazer o download do meu pacote gratuito de Recursos para o Gimp. No pacote há um pequeno arquivo com instruções para a instalação dos recursos. Dentre os recursos estarão vários degradês e, entre eles, o degradê Terra (1): é ele que você deve usar.

Porém se você prefere obter o outro resultado, não precisará de nenhum degradê especial, podendo aplicar um degradê simples contendo dois tons de marrom (2). Nos próximos passos, veremos em detalhes como proceder...
 
  
• Aplicando o degradê Terra: Na Caixa de ferramentas, dê um duplo clique na Ferramenta Gradiente (círculo azul). Na janela de Opções de ferramenta, "Modo" e "Opacidade" (G) devem ficar, respectivamente, como: Normal e 100%. Selecione o degradê: Terra (1), "Forma" (2): Bi-linear. As opções "Reticulado" e "Superamostragem adaptativa" (3) devem ficar marcadas, assim como a opção "Instant mode (Shift)" (4). O restante fica conforme está na figura.

Para aplicar o degradê Terra, dê um clique no centro da imagem, segure a tecla Ctrl e arraste para cima, até o topo. Você obterá um resultado similar ao mostrado na imagem (H).
 

• Aplicando um degradê comum: você precisará, primeiro, mudar a Cor de Frente para um tom de marrom-claro (# c67641) e a Cor de Fundo para um tom de marrom-escuro (# 683010) (I)

Feito isto, vá na Caixa de ferramentas e dê um duplo clique na Ferramenta Gradiente (círculo azul). Na janela de Opções de ferramenta, "Modo" e "Opacidade" (J) devem ficar, respectivamente, como: Normal e 100%. Selecione o degradê: Frente para fundo (RGB) (1), "Forma" (2): Linear. As opções "Reticulado" e "Superamostragem adaptativa" (3) devem ficar marcadas, assim como a opção "Instant mode (Shift)" (4). O restante fica conforme está na figura.

Para aplicar o degradê, dê um clique um pouco abaixo do centro da imagem (K), segure a tecla Ctrl e arraste para cima, até o topo. Você obterá um resultado similar ao mostrado na figura.
 

Independente do degradê que você escolheu aplicar, os passos seguintes serão iguais tanto para um como para outro, daqui por diante... menos no finalzinho do tutorial. Vá em Filtros > Mapear > Mapa de bossas (L). (Nota: em versões mais antigas do Gimp esse filtro possuía outro nome: "Mapa de relevo" ou "Bump Map").

Quando abrir o quadro de diálogo (M), no topo dele, veja se a opção "Aux Input" está marcada (com certeza estará) e clique no símbolo de ponto de interrogação (seta azul). Com isso, um sub-quadro será aberto (1): nele, você deverá selecionar a camada: Lava Layer (2) e apertar a tecla Enter.
 

 
Se você seguiu corretamente as instruções, o sub-quadro será fechado e ao lado da opção "Aux Input" haverá uma miniatura da "Lava Layer" (N). Prossiga com a configuração: em "Tipo" (1), escolha: Senoide. Deixe as opções "Compensar" e "Inverter" marcadas e a opção "Ladrilhado", desmarcada (2). Configure "Azimute" (3) para 125,00, "Elevação" (4) para 30,00  e "Profundidade" (5) para 3. As demais opções (6 e 7) devem permanecer zeradas, todas e dê OK (8) para finalizar.
 
Nossos resultados, até o momento. Se você utilizou o degradê Terra terá algo semelhante ao da figura O. Caso tenha empregado o degradê comum, será similar ao da figura P.
 

 
Interessante... mas, podemos melhorar as texturas, aplicando leves e variadas distorções, em alguns pontos dela. Para isso usaremos duas coisas: a Ferramenta de Seleção Elíptica e o filtro Redemoinho e beliscão, mais ou menos como fizemos no tutorial Criando Textura de Madeira no Gimp.

Na Caixa de ferramentas, dê um duplo clique na Ferramenta de Seleção Elíptica (círculo azul). Nas opções dela (Q), escolha a primeira opção, em "Modo". Marque as opções "Antiserrilhamento" e "Enevoar bordas" (1) e, em "Raio" (2) deixe: 3,0 . Todas as outras opções devem permanecer desmarcadas. Como nossa imagem é pequena, dê um zoom de 200% nela (3) e crie uma pequena elipse em qualquer ponto (4).
 

 


Vá em Filtros > Distorções > Redemoinho e beliscão (R). Durante esta etapa, ocuparemos bastante este filtro e a única configuração que você irá mexer nele será na primeira, "Ondulação" (1). Evite valores muito altos! Aqui eu coloquei 75, você pode experimentar outro. Clique em "OK" quando estiver satisfeito (2). 
 

Em seguida, escolha outra parte da textura e faça uma nova elipse. É importante que você use tamanhos diferentes de elipse, justamente para "quebrarmos" a monotonia da textura (S). Empregaremos o mesmo filtro do passo anterior. Você pode acessá-lo rapidamente por meio do atalho Shift+Ctrl+F ou indo no menu (seta azul). Neste exemplo eu utilizei um valor negativo, -58, em "Ondulação" (1). Clique em "OK" para aplicar (2);
 
 

A partir daí basta repetir esses passos, sempre variando o tamanho das elipses e as configurações do filtro, em "Ondulação". Não haveria muitas regras a se estabelecer aqui.. apenas a recomendação de não exagerar: veja que, ao final, eu usei uma elipse maior, porém com um valor relativamente baixo: 22,0, em "Ondulação" (T).
 

 
No final dessa etapa, pequenas partes da textura estarão borradas. Resolveremos indo em Filtros >Melhorar > Sharpen (Unsharp Mask). Estou colocando os ajustes que utilizei... no entanto, é claro que eles irão variar demais, de um arquivo para outro.
 
Simplesmente ajuste até obter uma textura nítida o suficiente, na sua tela. Se ainda assim, não resolver, recorra a outras ferramentas de ajuste do Gimp (como os "Levels" ou o "Brightness-Contrast"), disponíveis no menu Cores... 
 

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário