domingo, 13 de março de 2016

Efeitos em imagens com o G' MIC

O G'MIC é um conjunto de filtros para dar efeitos em imagens (são 316 filtros!). Estou postando um exemplo pra você ter uma idéia do potencial dele. Esta é uma imagem antiga feita no Blender (um programa de modelagem 3D pra quem não conhece):

Após a aplicação de um dos filtros do G'MIC, a imagem ficou assim:

Onde achar o G'MIC? Como Usar? Se você possui o Gimp, pode baixar e instalar no próprio programa. Desse modo, basta abrir a imagem que você quer alterar no Gimp...e aplicar o filtro escolhido, como faria com qualquer filtro normal. Aqui você baixa o G'MIC e consegue maiores informações. Infelizmente está tudo em inglês...se ajuda, consulte esta matéria do Gimp Brasil (só não adianta baixar por lá, pois o link está quebrado).

Se você não usa o o Gimp ou (como no meu caso) não conseguiu instalar o G'MIC, pode utilizar o G'MIC Online, que te permite aplicar os filtros na imagem, através do navegador.

Primeiro, clique aqui para acessar o G'MIC Online. No canto inferior esquerdo da página (1), clique em "Open file". Escolha a imagem que você quer trabalhar. No canto esquerdo da tela você terá um pequeno preview de sua imagem, para ver outras partes dela, clique em um canto em "Local view" (2).

Os filtros estão agrupados em dezessete Categorias. No exemplo eu escolhi na categoria "Patterns" (3) o filtro "Op art" (4). No lado direito da tela (5), você terá uma série de controles para a configuração do filtro. Dependendo do filtro escolhido, haverão mais ou menos controles para ajustar. Mexa à vontade nesses controles, sempre de olho no preview. Se a imagem não estiver saindo de seu agrado, clique no botão "Reset" (6) para recomeçar os ajustes; se a imagem está como você quer, clique em "Render full image" (7).

A partir daí, é só clicar no botão "Download" (8). Será exibida a sua imagem com o efeito aplicado (9), clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha "Salvar imagem como...". Por padrão é atribuída à imagem o nome de "img.cgi" (10), não sei o motivo. Mas basta apagar esse nome e digitar outro nome e extensão (11). No exemplo eu coloquei como: caneca_haltone1.jpg... e salvou normalmente.

Detalhe: o arquivo saiu maior. O original tinha 899x532, o segundo ficou com 1884x1116. Por que isso? Talvez eles coloquem um tamanho maior para manter a qualidade... ou talvez ocorreu dessa forma porque eu aumentei a configuração do controle "Resolution", na hora dos ajustes. Mas aí, basta você reduzir o tamanho da imagem, através do programa gráfico de sua preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário