sábado, 24 de dezembro de 2016

Como Evitar o Contorno Ondulado no Photoshop

O título dessa postagem poderia ser "Vivendo ou Aprendendo" ou "Quem disse que cachorro velho não aprende novos truques?" Depois de eu ter publicado aqui meu tutorial, Melhorando Contornos, o hbcarvalho, da Central de Quadrinhos, demonstrou um modo simples de se evitar o contorno ondulado no Photoshop. Meus agradecimentos a ele, pela dica!

Então aquele meu tutorial é inútil? Não necessariamente: se você já aplicou os contornos ao demarcador e, tarde demais, percebeu o problema do contorno ondulado (ou, pior ainda, tenha deletado os demarcadores), o tutorial será de ajuda...portanto, uma razão suficiente para conservá-lo no blog. E a técnica continua servindo para eliminar serrilhas em contornos.

O hbcarvalho já explicou claramente no tópico da Central como resolver o problema...porém, decidi redigir um pequeno tutorial e publicá-lo no meu blog. Isto porque a Central de Quadrinhos fica offline, durante alguns períodos de tempo (certa vez ela ficou por tanto tempo inacessível, que cheguei a pensar que aquele fórum tinha fechado definitivamente...).

Para evitar as ondulações no contorno, só é preciso reduzir o espaçamento (spacing) do pincel que você aplicará ao demarcador (path). Na figura 1, temos o contorno do pincel configurado com um spacing de 25% (A) e um contorno com o pincel configurado para um spacing de 1% (B):

Obviamente, você deverá reduzir o spacing do pincel antes de aplicar o contorno ao demarcador. Como fazer? Primeiro, é necessário você ativar a Ferramenta Pincel, clicando sobre ela, na Caixa de Ferramentas (2). Em seguida, vá no canto superior esquerdo do Photoshop e clique no ícone indicado pela seta vermelha:

Irá abrir uma grande janela (figura 3, clique para ampliar). No nosso caso, só precisamos alterar o valor do spacing...e seus controles ficam na base da janela (A).

O meu pincel estava configurado para um spacing de 25% (4). Bastou reduzí-lo para 1% (A) e, em seguida, aplicar o contorno ao demarcador.

Só para esclarecer: o Photshop só aceita o valor mínimo de 1% no spacing. Mesmo tentando colocar 0% ali (5), o programa mostrará um quadro de alerta (A)...e quando você clicar em OK, o valor será automaticamente configurado para 1%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário