sábado, 11 de setembro de 2021

Animação simples no Blender


 
A animação acima eu criei seguindo o vídeo tutorial Timeline, que é parte da série Blender 2.80 Fundamentals:


 
 

Minha preocupação era mais aprender a lidar com os keyframes e a timeline do que, propriamente, com a animação, por isso a fiz bem simples, de propósito. Mas esta experiência me ensinou outras coisas valiosas que quero compartilhar.

Uma dessas coisas aprendi quando renderizei a animação pela primeira vez: havia um falha, a bola não estava tocando o chão! Para resolver o problema, dividi a área do Bender em duas janelas. A primeira janela (A) mantive na visualização comum usada em modelagem (seta), enquanto que a segunda janela (B) me mostrava uma prévia da visualização renderizada (seta). Dessa maneira quando você roda a animação, torna-se mais fácil perceber os erros... e corrigí-los.

E vi que não é preciso, necessariamente, utilizar tamanhos grandes de imagens...pelo menos não quando você pretende executar experiências rápidas. Em "Dimensions" (C) reduzi o tamanho do arquivo para 320 por 240 pixels.

Também marquei duas opções importantes de renderização (1), não disponho de espaço para explicar a respeito aqui... mas, em resumo, eu marco uma área um pouco maior do que o tamanho final e marcando essas opções, o Blender renderiza apenas aquela área e não a cena inteira.

Sendo a animação de um pequeno movimento, estabeleci a duração em 48 frames (2), o que equivale a dois segundos. Em "Output" (D), você escolhe uma pasta onde serão salvos os frames (1). Se sua animação contiver transparências, escolha a opção "RGBA" (2). No caso desta animação escolhi só por hábito, podia ter escolhido "RGB". O ítem "Compression" (3) geralmente o Blender deixa em 15% para gerar um arquivo menor, eu resolvi deixar zerada, pois a imagem já era pequena.

Tome cuidado com a opção "Overwrite". O que ela faz? Se você renderizar uma animação pela segunda vez, os frames novos substituirão os antigos. Geralmente é o que se deseja, mas caso você queira manter os frames antigos... antes da segunda renderização, mude-os para um novo local ou escolha outra local de destino, para os novos frames.

 

Ah, sim: a edição final da animação, como de hábito eu fiz pelo Krita. Em minhas postagens anteriores sobre animação, você poderá encontrar maiores informações.



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