quarta-feira, 25 de maio de 2022

Lançado o Inkscape 1.2

Acabei de instalar a nova versão. Obviamente, gastarei alguns dias para me acostumar e me inteirar dos novos recursos, então aqui só mostrarei uma prévia.

Eu uso poucas ferramentas no Inkscape e, agora, é possível não só ocultar as ferramentas não usadas como, também, aumentar o ícone delas. Basta ir em Edit > Preferences > Interface > Toolbars (A). O tamanho do ícone você configura no local indicado pela seta.




As janelas de diálogo do canto direito (B) não apareceram para mim, na primeira vez que abri o Inkscape. Se acontecer o mesmo com você, vá em Layer > Layers and Objects...


 


Para abrir outras janelas de diálogo, clique no botão indicado pela seta, vai abrir um menu listando outras janelas (C) e escolha a que você quer (D). Eu costumo usar, além da janela "Layers", a "Fill and Stroke", a "Transform" e a "Align and Distribute".



Falando em Layers, agora a janela delas incorpora também os objetos! No exemplo eu criei um retângulo vermelho de cantos arredondados e um círculo verde. Veja que o programa os nomeou, respectivamente, como "rect1469" e "path1674" (E). Se você quiser, pode renomeá-los para facilitar a identificação (F).

A configuração do alinhamento de objetos foi simplificada. Basta ir no canto superior direito, clicar na seta e marcar as opções (G). Se desejar algo mais detalhado, clique em "Advanced Mode", para exibir todas as opções disponíveis (H).


 


Para maiores detalhes sobre as novidades, vejam o vídeo de Renan Mayrinck:


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário