sexta-feira, 6 de maio de 2022

Tutorial: Flor Digital (Krita ou Gimp)

Um pequeno aviso: eu mudei o idioma dos meus programas gráficos, porque comecei a publicar tutoriais também em inglês... e isto facilita o entendimento das pessoas de outros países. Não acho que este fato causará tanta dificuldade aos usuários brasileiros, pois a ordem dos menus, a disposição das caixas de diálogo e outros elementos permanecem os mesmos.

Este é o efeito que vamos aprender a fazer. Neste tutorial ensinarei como fazer no Krita, mas você também pode tentar no Gimp, haverá pouca diferença.

 



Antes de abrir o Krita, precisamos de dois degradês do Gimp, chamados: Blinds e Greens. No Windows você os achará em: C:\Program Files\GIMP 2\share\gimp\2.0\gradients. Copie os dois degradês para: C:\Users\Username\AppData\Roaming\krita\gradients. Quando você abrir o Krita, os dois degradês estarão disponíveis lá (A).

 Abra um novo arquivo, o tamanho fica à sua escolha, mas a Largura e da Altura devem, obrigatoriamente, ser iguais para que o efeito funcione. No exemplo, meu arquivo tem 900 x 900 pixels, com 300 dpi de resolução. A Cor de fundo não importa, eu escolhi vermelho. Outra coisa importante: ative a opção "Snap Image Center", em View > Snap To (B), desse modo os degradês serão aplicados a partir do centro da imagem.

 



Vamos começar. Na toolbox, selecione a Gradient Tool (círculo azul). Na barra superior, clique no botão de degradê (indicado pela seta azul) e, na lista, escolha o degradê Blinds (C). Vá na lateral direita da tela, em "Tool Options" (D). Em "Shape", selecione "Reverse Spiral" (1) e em "Repeat:", escolha: "Forwards" (2), deixando o restante conforme a imagem (3 e 4).

 

 

Eu reduzi a imagem somente para tornar mais evidente o que será feito. Como eu disse antes, a cor de fundo não importa: de qualquer modo, o degradê irá cobrí-la. Para aplicar o degradê, clique no centro da imagem (E), segure a tecla Shift e arraste no sentido horizontal para a direita, até o limite da imagem. Solte o botão do mouse e o degradê será aplicado. Se tudo deu certo, sua imagem estará como na figura à direita.

 


Na layers docker (F), crie uma nova Paint Layer (1), para isso clique no botão indicado pela seta azul. Nesta nova layer aplicaremos o mesmo degradê, porém com a forma Radial: basta você mudar para essa opção, em "Shape", na "Tool Options" (G). A forma da aplicação do degradê também é similar à anterior. A única diferença é que você deverá arrastar um pouco mais para fora da imagem (H).

 


Aí está o degradê aplicado (I). Agora, mude o modo da camada, de Normal para Difference (1) e... a mágica acontece (2)!

 


Interessante... mas isto pede alguma cor! Crie mais uma Paint Layer (J), ela será a nossa terceira layer. Escolha o degradê Greens (1). Desta vez você não precisa mudar nada na "Tool Options".  Aplique o degradê exatamente do mesmo modo que você aplicou da última vez e você terá o resultado mostrado na figura K.




Mude o modo da camada, de Normal para Grain Merge e reduza a opacidade para 63% (L), isto vai colorizar as camadas abaixo. No Gimp, para obter o mesmo resultado, configure a opacidade para 80 ou 75%. Na layers docker, clique com o botão direito do mouse na camada do topo e escolha a opção "New Layer From Visible" (M)

 


O Krita criará uma quarta camada, "Visible", acima de todas as outras (N). A seguir, verifique se não há serrilhas em alguns pontos da sua imagem (1). Se houver, aplique um Gaussian Blur (em Filter > Blur > Gaussian Blur). Quanto aplicar, depende da sua imagem. Procure alcançar um equilíbrio: queremos remover as serrilhas, mas sem borrar demais. Eu usei o valor de 2,80 pixels (O).

 


Em seguida, aplicaremos um filtro do G´MIC, presente no próprio Krita. Para acessá-lo, vá em Filter > Start G´MIC-Qt (P). O nome do filtro é o "Barbouillage Paint Daub", do Grupo "Artistic" (1). Eu não alterei nenhuma configuração do filtro, simplesmente cliquei em OK (2).

 

Aí está o resultado (Q). Continuando: na toolbox, escolha a Transform Tool (círculo azul). Clique em algum local dentro da sua imagem (1) e, no quadro que surgir, escolha: "Mirror Horizontal" (2)...

 


... para que nossa imagem fique espelhada (R). Mude o modo da camada, de Normal para Grain Merge e reduza a opacidade para 75% (1). Está quase pronto (2).

 



Em seguida, clique com o botão direito do mouse na camada do topo e escolha a opção "Flatten Image" (S). Nossa imagem voltará a ter apenas uma camada, como no início (1). Agora, usaremos uma ferramenta de seleção para separar a região central...

 



Na toolbox, pegue a Elliptical Selection Tool (círculo azul). Em "Tool Options" (T), escolha valores iguais para "Width" e "Height" (1) e clique nos ícones de cadeado (2), para obter um círculo perfeito. Quando você clicar na imagem, o círculo será criado: basta arrastá-lo para o centro da imagem.

 


Clique com o botão direito do mouse na camada e escolha Add > Add transparency Mask (U). Isso aplicará uma máscara em nossa camada (1), ou seja: tudo o que estiver fora da seleção circular continua existindo, mas ficará invisível para nós. Nesse caso, essa parte da imagem se tornará transparente (2).

 



Vamos aplicar mais cores! Crie uma nova Paint Layer (V) e ative o segundo ícone (seta azul): fazendo assim, tudo o que você pintar ficará dentro dos limites do círculo. Para pintar, escolha as cores e o pincel que desejar. Eu usei tons de azul e laranja-claro, aplicados com o Airbrush (1), com Opacidade de 25% e Tamanho de 175 pixels.

 


Para combinar as cores com a camada de baixo você pode reduzir a opacidade da camada do topo, como eu fiz no exemplo abaixo à esquerda... ou alterar o modo dessa camada e usando diferentes opacidades.

 



Para o meu resultado final, eu acrescentei tons de vermelho e usei o modo Grain Merge com opacidade de 70%:

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário