sábado, 21 de novembro de 2015

Por que usar só um programa?

Quando se usa exclusivamente um determinado programa, tende-se a querer fazer tudo nele. O ruim dessa atitude é afastar você de conhecer e pesquisar outras ferramentas que podem melhorar seu trabalho. Olha só essa imagem:



Eu fiz no Photoshop? Não, em dois programas open-source: o Inkscape e o Gimp. No Inskcape eu elaborei a forma, pois sendo um aplicativo vetorial, ele é bem mais eficiente para a tarefa.

A screenshot abaixo (clique para ampliar) mostra a forma básica, já pronta. à esquerda dela estão as referências, tiradas destas páginas do livro The power of form applied to geometric tracery, de Robert William Billings. A obra é de domínio público e pode ser baixada, livre e gratuitamente, aqui.



Um recurso tremendamente útil dos programas vetoriais (Inkscape incluso) é a visão em modo "aramado". Como funciona? Nessa visão, as cores e efeitos dos objetos não são mostradas, somente os contornos deles são exibidos, tornando mais fácil notar e corrigir falhas no desenho.



Terminada a figura, eu a exportei no formato png, no dobro do tamanho final (costumo tomar essa precaução para evitar uma possível perda de qualidade). A edição foi concluída no Gimp, onde apliquei os degradês, texturas e outros elementos. Por esquecimento meu, acabei não tirando screenshotsdessa fase do trabalho (nos próximos vou me lembrar disso).

Não me é possivel, de momento, redigir um tutorial porque isso envolveria muita coisa...por exemplo, eu teria de começar ensinando a fazer a própria figura. O livro a mostra de um jeito, tentei fazer de outro para agilizar. Saiu razoavelmente correta, mas ainda não fiquei contente com essa parte. Precisaria testar outros meios de facilitar (e simplificar) a construção do objeto. Ela ainda me parece um pouco complicada...


Nenhum comentário:

Postar um comentário