sábado, 18 de novembro de 2017

Praticando Illustrator...no Inkscape!

Até o momento ainda não tive oportunidade de mexer no Illustrator, embora esbarre com vários tutoriais desse programa, pela internet. O que fazer, então? Seguindo aquele velho ditado, "quem não tem cão caça com gato", pratico esses tutoriais de Illustrator no Inkscape...e, em muitos casos, o Inkscape tem me atendido bem. Olha só o que consegui nele:

O tutorial original, para Illustrator, chama-se Create a Sweet Honeycomb Pattern in Adobe Illustrator. Verdade seja dita, eu não segui o tutorial 100% à risca...nem considerei necessário porque, normalmente, há mais de um caminho para se realizar determinada coisa. Além disso os programas possuem diferenças de recursos e, muitas vezes, você precisa adaptar técnicas num e noutro para conseguir o mesmo efeito.

Pessoalmente acho que meu resultado saiu satisfatório. Se você tiver um conhecimento médio do Inkscape, poderá conseguir o mesmo. Ou se tentar no Corel ou mesmo no Photoshop ou no Gimp (se bem que esse tipo de desenho, por ser geométrico, geralmente sai com melhor qualidade em programas vetoriais).


Para facilitar, deixo o esquema abaixo (clique para ampliar). Tudo começou com uma figura geométrica básica, o hexágono (1). Seguindo o tutorial obtive a figura principal do pattern (2). Para obter uma variante (3), bastou escurecer alguns tons. A figura principal foi composta através de formas e degradês, empilhados um sobre ou outro. Para tornar mais claro para você, separei esses elementos (4):

Importante: nos programas baseados em bitmap, tais como o Photoshop e o Gimp você também cria a figura empilhando formas e degradês...no entanto, geralmente deve colocar cada elemento em uma camada separada. Do contrário tudo ficará junto e será mais difícil mudar cores, depois. Já os programas vetoriais (Inkscape, Corel, Illustrator...) são diferentes nessa parte.

Além de também contar com o recurso de camadas eles trabalham com o conceito de "pilhas de objetos". No Inkscape, por exemplo, se você cria um quadrado e, em cima dele, cria outro quadrado...o programa irá considerar os dois objetos como duas formas separadas, ainda que estejam numa só camada e sejam de cor e tamanho idênticos.

Ou seja, você não é obrigado a criar camadas. Já no Photoshop e no Gimp é necessário manter os dois objetos em camadas separadas ou eles serão fundidos em um só objeto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário