sábado, 11 de novembro de 2017

Retornando (aos poucos) ao Blender

Há uns quatro anos comecei a aprender a mexer no Blender...e interrompi esses estudos principalmente devido à falta de motivação. Nos dois últimos meses voltei a lidar com o programa, se bem que não de forma muito regular. Cada dia aprendo algo novo no Blender...e, cada dia, vejo o quanto me falta aprender sobre ele! Porém, considero esse aprendizado é importante. Demais.

Primeiro, porque a Arte 3D ganhou muito espaço e logo chegará o dia em que todo artista deverá conhecer isso! Tenho certeza que alguns vão dizer: "Não, não vai ser assim!" Mas vai, tenho certeza. Quando os programas gráficos passaram a ser mais usados, no mercado, um desenhista afirmou que eram "apenas modismo". Isto em 1997. E hoje? A maioria dos desenhistas usa meios digitais, senão em todo o processo de seu trabalho, pelo menos em parte dele. Fora o fato de que muitos deles, assim como eu, trocaram lápis e papel por mesas digitalizadoras.

Em segundo lugar, quando você lida com um programa 3D, como o Blender, passa a aprender um porção de coisas úteis, que podem somar à sua bagagem de artista. A questão da iluminação, por exemplo: você precisa posicionar as lâmpadas que iluminam sua cena não apenas no local correto, como também na distância adequada e saber dosar a energia, a força da luz que aquela lâmpada está emitindo!

Fácil? Não, levará tempo até eu dominar a iluminação no Blender...mas estou no caminho! Estas são algumas de minhas experiências no programa:





Na primeira imagem eu usei vetores criados por mim no Inkscape, a mesma figura desta postagem anterior. Os vetores foram abertos diretamente no Blender e eu segui este tutorial do RazGriz para dar o efeito tridimensional na figura.

Já no caso da imagem dos caminhões de brinquedo, a segunda, elas não foram assim tão planejadas. Na verdade eu ia modelar um vaso e a experiência foi sem sucesso. Percebi, no entanto, que a forma modelada lembrava uma roda de brinquedo...então, fiz três cópias do objeto, modelei uma carroceria estilizada e montei um caminhãozinho. Fiz uma cópia dele e aproveitei a ocasião para experimentar a composição da cena e a iluminação dela.

Quanto à última imagem, ela é composta de três objetos simples: uma esfera, um cubo (modificado para parecer uma pequena plataforma) e um plano. A figura principal é, logicamente, a esfera. Nela eu apliquei um antigo desenho meu, elaborado no Inkscape, seguindo as indicações deste tutorial do site BlenderUp .


Nenhum comentário:

Postar um comentário