sábado, 28 de dezembro de 2024

Livro grátis sobre Composição

Se me perguntassem sobre o que seria essencial no Desenho, eu responderia: duas coisas, o traço e a composição. Já falei muito sobre a primeira coisa em postagens anteriores, como aqui e aqui... assim, resta dizer mais sobre a segunda.

Composição tem a ver com a maneira como você organiza os elementos de um desenho. Será inútil você saber desenhar seres, objetos e paisagens com um detalhismo e realismo impressionantes, se você dispor tudo isso de uma maneira confusa ou pouco interessante ao leitor. Seu trabalho inteiro será prejudicado.

O contrário também é verdadeiro: se a sua arte for simples, sem muito detalhe, mas você procurar compô-la de um modo interessante... ela terá muito mais chance de atrair a atenção do leitor.

Felizmente há livros que tratam sobre composição. Hoje apresento um deles, "The Art of Composition", de Michel Jacobs, publicado em 1926. A obra está disponível gratuitamente no Internet Archive, podendo ser acessada aqui.

Além de tratar dos exemplos clássicos de composição, o livro apresenta pequenos exemplos diferentes, como estes:


 




sábado, 28 de setembro de 2024

Referências com medidas

Referências são ótimas como base para desenhos, mas nem sempre elas são suficientes. Um exemplo: você tem a foto onde não aparece nada além de um vaso. Qual o tamanho real dele? Se não há uma pessoa ou objeto próximo ao vaso, na imagem, fica difícil saber.

.


 Para casos assim, o site Dimensions é muito útil. Ele tem um banco de imagens de animais, plantas e objetos, informando as medidas de cada um deles.

Você até consegue ver uma prévia em 3D (como na imagem acima, por exemplo). No entanto, o download do arquivo em 3D só pode ser feito na versão premium (ou seja, paga). 


Fonte ==>> Drawingden

sábado, 24 de agosto de 2024

Tutorial: Como eu faço sketches no Krita

No Krita, eu faço os meus sketches (ou esboços, como alguns chamam) e estudos de shading (sombreado), usando uma maneira (acredito) pouca conhecida do programa...e, como talvez isto seja útil a outras pessoas, resolvi divulgar.

Não, você não precisará instalar nenhum recurso adicional: tudo já está dentro do Krita, bastando executar algumas pequenas e fáceis configurações. E também funciona nas versões anteriores à minha (Krita 5.2.3).

 



Eu fiz um pequeno manual gratuito (um arquivo pdf de 10 páginas), explicando o que se precisa fazer e dando alguns exemplos de uso. O manual tem duas versões: português brasileiro / english.

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Três tutoriais de animação

Tenho encontrado muitos vídeo tutoriais interessantes sobre animação. Infelizmente, devido a problemas pessoais, eu acabo não os praticando como deveria. Mas, para não deixar todo esse material esquecido nos meus favoritos, eu prefiro divulgá-lo aqui...

Muitos dos tutoriais tratam apenas de ensinar o processo, não se importando em qual programa gráfico você use ou, mesmo, se você preferir fazer tudo manualmente, à moda antiga.

A maioria deles cobrem o básico e de uma maneira interessante. Eles não estão em uma ordem específica, assim você pode decidir à vontade por qual deles começar. Isso é tudo, vamos aos tutoriais:

 • Principles of Wave motion [Basics of 2D FX] - O princípio das ondas pode ser usado para animar uma série de movimentos como cabelos, tecidos, caudas...

• How to animate a Tail - Este é um pouco mais avançado que o anterior e o método nele também é diferente. 

• Five ways to animate faster - Uma das melhores dicas é a ordem correta de se planejar uma animação.

 

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Tabela simples de animação

Se eu quiser fazer uma animação curta, com 24 frames por segundo e com duração de seis segundos e meio... quantos frames serão necessários? E se quero aumentar a duração em mais um segundo, qual será o total de frames?

Para dúvidas simples e para evitar fazer cálculos, eu utilizo esta tabela, a qual estou disponibilizando abaixo:

O objetivo da tabela é, principalmente, auxiliar em animações curtas; por essa razão ela vai pouco além dos 14 segundos. Não sei se ela será tão útil para animações longas.

Outro ponto: os valores em segundos estão arredondados (por exemplo, nove frames dariam 0,375) e preferi deixar assim em nome da simplicidade.

Eu acabei inserindo os valores em intervalos de três frames, apenas porque me facilitou montar a tabela. Nada impede você, claro, de usar frames pares: a tabela está aí apenas como orientação.