domingo, 1 de novembro de 2015

Aprender Desenho: por onde começar?

Pouca gente ensina desenho por onde se devia começar, que é pelo traço. De que adianta você saber desenhar "tudo" de mangá se o seu traçado for feio e desajeitado? Estou citando o mangá como exemplo porque (incrível) a maioria das apostilas que encontrei sequer trazem exercícios de traço! Nos livros e apostilas sobre quadrinhos e desenho artístico acontece o mesmo: poucos autores tratam do assunto... e quando tratam, é sempre de maneira resumida (e incompleta).

Nas escolas, idem. Pelo menos, na escola onde estudei, foi assim. Passaram uns exercícios logo no primeira meia hora, onde você tinha que traçar uma série de bolinhas e linhas... e depois nunca mais tocaram no assunto.

Eu me matava de desenhar essas bolinhas e linhas, gastava folhas e folhas durante meses e não adiantava! Hoje sei que não adiantava porque, como disse acima, os exercícios foram passados de maneira incompleta. Havia um "jeito correto" de se segurar o lápis para se praticar (pequeno detalhe que fazia toda a diferença!). Isso aprendi nas aulas do blog do Prof. Fábio Vicente. Pratiquei os exercícios que ele ensinou e meu traço melhorou bastante.

Nos fóruns onde participei eu publiquei os resultados dessas experiências. Porém esses fóruns foram fechados e o material foi perdido. Felizmente eu tinha backup das postagens e decidi publicá-los novamente, neste meu novo blog.

Antes de prosseguir, um aviso: esses exercícios devem ser praticados todos os dias (incluindo sábados, domingos e feriados!) Tem que ter dedicação, tem que haver compromisso da sua parte. Senão, pode esquecer! Então, vamos lá. Esses são Exercícios da Primeira Aula do Prof. Fábio. Você deve seguir as instruções dele aqui, inclusive quanto à forma de segurar o lápis!




Eu modifiquei só alguns detalhes do exercícios. Por exemplo, o autor propõe fazer quatro retas no canto superior esquerdo da folha (A) e eu faço um pouco mais (B). Na metade inferior, ele manda fazer quadrados e traçar, dentro, círculos (veja figura C): aqui, eu só acrescento mais um quadrado e um círculo dentro, quando as figuras são maiores (D), pra maior aproveitamento do espaço.





Quanto fazer? No mínimo, uma folha dessas, frente e verso. Todos os dias, repito! Você pode usar papel reciclado ou de rascunho, se achar que sulfite é muito caro.


O segundo exercício é este:


Nele você usa cadernos do tipo universitário e lápis comum. Para melhor proveito, faça-os sempre depois dos exercícios anteriores. E lógico: uma folha por dia, frente e verso, todo santo dia! (Nem precisava dizer, né? rsrsrs)

• Importante: Ao traçar, procure mover o braço inteiro, não só o pulso e o cotovelo. Nos exercícios de formas circulares, trace sem encostar o braço na folha, apenas a ponta do lápis deve tocá-la.

O primeiro é o mostrado na figura E. Desenhe um círculo, na direção indicada pelas setas (F). Dentro desse cícrculo, trace um outro, menor (1) seguindo a mesma direção. Faça um terceiro círculo (2), do mesmo tamanho que o primeiro, de modo que a borda dele toque a borda do círculo menor... e repita até preencher o espaço.



O segundo é o da "mola" (G). É mais difícil do que parece, você gastará um tempo até dominá-lo (1), mas é um dos exercícios que mais contribui para deixar o traço solto! Exatamente por esse motivo eu o faço mais que os outros... e recomendo o mesmo a você.



O terceiro combina retas e curvas (H). Nele você pode encostar a mão no papel, sem problemas: só tente deixar a mão leve (com o tempo você pega o jeito). Comece traçando, (1) deixando um espaço entre as formas, exatamente como você vê na figura, até o final da linha.

Volte, então, e trace as formas nos espaços que você deixou (eu coloquei os traços em azul apenas para você entender melhor o que eu quero dizer). Um bom exercício para te dar o que se chama de "golpe de vista".



Esses são os principais. Claro que você pode variar os exercícios... e inventar os seus próprios, também. No início, entretanto, se atenha a fazer círculos e retas, pois são esses os elementos principais do desenho.


Atenção: Como muita gente tem dúvidas a respeito dos exercícios, eu bolei um pequeno FAQ para responder as questões mais comuns, aqui.

=====>>> Veja também: Exercícios de Traço - 2 / Exercícios de Traço - 3

27 comentários:

  1. Parabens pelo blog. Post muito bem escrito. Realmente para saber desenhar bem. So com prática e disciplina!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Paladino! De fato, para ser desenhista é preciso mais do que "nascer com dom" como o povo pensa...

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela iniciativa. Meu traco eh muito ruim... vou seguir a sugestão.

    ResponderExcluir
  4. Sim, vale o esforço. Se você praticar todos os dias, em pouco mais de um mês comecará a notar melhoras no traço. Mas isso varia de pessoa para pessoa... mesmo que demore um pouco mais, insista que você consegue!

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de apreder desenha vou começar por aqui

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Rogério! Vida longa para seu Blog!

    ResponderExcluir
  7. Muito boa as dicas!
    Eu só faço os primeiros exercícios, mas vi uma melhora de leve(comecei no início do mês)
    Estou tentando fazer 3 folhas por dia.
    Meu traço sai muito feito. Meu círculo nunca fica direitinho e minhas linhas retas
    ficam toda bagunçada, principalmente quando eu "puxo" o traço.

    Vou continuar seguindo a sugestão. Vamos ver o quanto eu melhoro.
    Parabéns e obrigado pela postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a prática o traço vai acertando: mesmo que, no final, seus círculos e retas não saiam 100% precisos, seu traço se tornará mais leve e espontâneo e apenas isso já compensa todo o trabalho.

      Excluir
  8. Nossa eu adorei vc explica muito bem obrigada !!!

    ResponderExcluir
  9. rogeiro por favor tem como me passar seu facebook preciso muito falar com você [e urgente

    ResponderExcluir
  10. meu comentário sumiu ou não foi aprovado?

    ResponderExcluir
  11. Oi, João Carlos, desculpe a demora. Não tenho facebook, seria inútil para mim abrir um, no momento, devido à falta de tempo. Pelo mesmo motivo não venho atualizando o blog com a frequência que ele merece...

    Mas você pode me enviar um e-mail (veja no meu perfil), se preferir, ou postar aqui mesmo, que eu te respondo.

    ResponderExcluir
  12. vou mandar email, pois preciso mandar foto.

    ResponderExcluir
  13. quando clico no email fala que preciso de um programa pra te adicionar qual seria?

    ResponderExcluir
  14. Fala Rogério, parabéns pelo Blog e obrigado pelos tutoriais.

    Sempre gostei de desenhar, mas nunca tive o "dom" ou a prática...é algo que gosto mas sem exagero algum, sou PÉSSIMO.

    Comecei recentemente um curso de desenho digital, meu objetivo futuramente é trabalhar com game art, mas sei que tenho um loooooongo caminho pela frente.

    Prefiro trabalhar com a mesa digitalizadora, acho muito mais prático para desenhos mais complexos do que papel e lápis.

    Meu questionamento é o seguinte. Uma pessoa que não tem a menor coordenação motora, (eu), mas que gosta do assunto, tem futuro?

    Sei que exige dedicação e tempo, mas as vezes penso que não estou conseguindo sair do lugar!

    Um grande abraço! Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Olá! Desculpe a demora.

    Eu fiz uma postagem respondendo às suas questões, veja aqui.

    ResponderExcluir
  16. Caramba, estava começando a desanimar pois não sabia pesquisar a forma correta de começar, a maneira CORRETA, eis então que li um comentário seu em outro fórum falando exatamente o meu problema. Adorei seu blog amigo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Olá eu comecei a fazer todos os exercícios, mas eu queria saber se eu tenho que segurar do jeito que o Fábio ensinou em todos os exercícios, ou tem alguns que eu não preciso segurar. E também queria saber se posso usar a lapiseira no lugar do lápis em algum exercício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora, em responder...

      Nos exercícios onde o objetivo é aperfeiçoar o traço você deve segurar o lápis conforme as instruções do Prof. Fábio. Sempre que os praticar.

      Já nos exercícios da "Divisão Proporcional" isto é desnecessário: porque eles não se destinam a desenvolver o traço e sim a aumentar a sua capacidade de dividir espaços em partes iguais.

      Quanto às lapiseiras, elas servem para esboços, porém são péssimas para sombrear. O ideal é você utilizar o lápis sempre que possível, pois se mais tarde você quiser aprender a sombrear a lápis sua tarefa será bem mais difícil se você estiver viciado no uso da lapiseira...

      Caso tenha mais dúvidas, consulte oFAQ. Inclusive eu o atualizei agora, acrescentando essas questões. Ou, se necessário, torne a postar.


      Excluir
  18. Mano você não tem um curso??? Ensinando a mais queria aprender a anatomia... Essa sua explicação foi top e queria aprender com você ._.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não tenho nenhum curso estruturado...

      Para aprender anatomia o ideal é você fazer um curso especializado, mesmo on-line. Não que seja impossível aprender como autodidata, mas será bem mais difícil assim.

      Excluir