Pouca gente ensina desenho por onde se devia começar, que é pelo traço. De que adianta você saber desenhar "tudo" de mangá se o seu traçado for feio e desajeitado? Estou citando o mangá como exemplo porque (incrível) a maioria das apostilas que encontrei sequer trazem exercícios de traço! Nos livros e apostilas sobre quadrinhos e desenho artístico acontece o mesmo: poucos autores tratam do assunto... e quando tratam, é sempre de maneira resumida (e incompleta).
Nas escolas, idem. Pelo menos, na escola onde estudei, foi assim. Passaram uns exercícios logo no primeira meia hora, onde você tinha que traçar uma série de bolinhas e linhas... e depois nunca mais tocaram no assunto.
Eu me matava de desenhar essas bolinhas e linhas, gastava folhas e folhas durante meses e não adiantava! Hoje sei que não adiantava porque, como disse acima, os exercícios foram passados de maneira incompleta. Havia um "jeito correto" de se segurar o lápis para se praticar (pequeno detalhe que fazia toda a diferença!). Isso aprendi nas aulas do blog do Prof. Fábio Vicente. Pratiquei os exercícios que ele ensinou e meu traço melhorou bastante.
Nos fóruns onde participei eu publiquei os resultados dessas experiências. Porém esses fóruns foram fechados e o material foi perdido. Felizmente eu tinha backup das postagens e decidi publicá-los novamente, neste meu novo blog.
Antes de prosseguir, um aviso: esses exercícios devem ser praticados todos os dias (incluindo sábados, domingos e feriados!) Tem que ter dedicação, tem que haver compromisso da sua parte. Senão, pode esquecer! Então, vamos lá. Esses são Exercícios da Primeira Aula do Prof. Fábio. Você deve seguir as instruções dele aqui, inclusive quanto à forma de segurar o lápis!

Eu modifiquei só alguns detalhes do exercícios. Por exemplo, o autor propõe fazer quatro retas no canto superior esquerdo da folha (A) e eu faço um pouco mais (B). Na metade inferior, ele manda fazer quadrados e traçar, dentro, círculos (veja figura C): aqui, eu só acrescento mais um quadrado e um círculo dentro, quando as figuras são maiores (D), pra maior aproveitamento do espaço.
Quanto fazer? No mínimo, uma folha dessas, frente e verso. Todos os dias, repito! Você pode usar papel reciclado ou de rascunho, se achar que sulfite é muito caro.
O segundo exercício é este:
Nele você usa cadernos do tipo universitário e lápis comum. Para melhor proveito, faça-os sempre depois dos exercícios anteriores. E lógico: uma folha por dia, frente e verso, todo santo dia! (Nem precisava dizer, né? rsrsrs)
• Importante: Ao traçar, procure mover o braço inteiro, não só o pulso e o cotovelo. Nos exercícios de formas circulares, trace sem encostar o braço na folha, apenas a ponta do lápis deve tocá-la.
O primeiro é o mostrado na figura E. Desenhe um círculo, na direção indicada pelas setas (F). Dentro desse cícrculo, trace um outro, menor (1) seguindo a mesma direção. Faça um terceiro círculo (2), do mesmo tamanho que o primeiro, de modo que a borda dele toque a borda do círculo menor... e repita até preencher o espaço.

O segundo é o da "mola" (G). É mais difícil do que parece, você gastará um tempo até dominá-lo (1), mas é um dos exercícios que mais contribui para deixar o traço solto! Exatamente por esse motivo eu o faço mais que os outros... e recomendo o mesmo a você.
O terceiro combina retas e curvas (H). Nele você pode encostar a mão no papel, sem problemas: só tente deixar a mão leve (com o tempo você pega o jeito). Comece traçando, (1) deixando um espaço entre as formas, exatamente como você vê na figura, até o final da linha.
Volte, então, e trace as formas nos espaços que você deixou (eu coloquei os traços em azul apenas para você entender melhor o que eu quero dizer). Um bom exercício para te dar o que se chama de "golpe de vista".
Esses são os principais. Claro que você pode variar os exercícios... e inventar os seus próprios, também. No início, entretanto, se atenha a fazer círculos e retas, pois são esses os elementos principais do desenho.
Atenção: Como muita gente tem dúvidas a respeito dos exercícios, eu bolei um pequeno FAQ para responder as questões mais comuns,
aqui.
=====>>> Veja também: Exercícios de Traço - 2 / Exercícios de Traço - 3