domingo, 15 de novembro de 2015

Cadê a computação gráfica?!

Aqueles que lidam com computação gráfica e acompanham o blog devem estar fazendo essa pergunta. Porque, até agora, só houve postagens referente a Desenho. Assim, decidi explicar as razões...

Bem, primeiro, a maioria dos meu tutoriais a respeito do assunto são antigos. Os do GIMP quase todos redigidos no período de 2008 a 2010. Os de Photoshop em 2006. Evidente que muita coisa mudou (sempre muda) de lá pra cá. As versões e o lay-out dos programas evoluem, novas ferramentas e recursos aparecem, os comandos mudam de lugar, a gente descobre novos jeitos de fazer "aquele" efeito...e por aí vai.

O ideal seria revisar todo esse material, reescrevê-lo e postá-lo aqui. Mas a tarefa demandaria tempo, algo que não tenho muito disponível, no momento. E simplesmente repostar me pareceu insuficiente (e um tanto inútil, pois o material já está alojado em outros locais).

Então, decidi praticar os tutoriais com versões mais atuais dos programas e publicar as experiências, explicando as diferenças que encontrei e, se possível, mostrando outros usos para os efeitos. Me parece a melhor solução, pelo menos agora. O primeiro será um tutorial de GIMP sobre como dar um efeito de retícula. Até lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário