sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Mercenário

Todo artista que recusou-se a fazer um desenho de graça talvez já tenha sido chamado de mercenário, pelo menos uma vez na vida. Mas quem faz essa acusação saberá, de fato, o que é um mercenário? O que significa essa palavra?

Consultando um dicionário, encontro três definições: 1) Aquele que trabalha por soldo ou estipêndio; 2) Quem trabalha apenas interessado no dinheiro; 3) Interesseiro. Naturalmente podem haver outras definições; porém, vamos analisar estas.

A primeira definição é discutível, pois "soldo" e "estipêndio" podem ser considerados sinônimos de "salário", que é "remuneração recebida em troca de serviços". Ou seja: todo trabalhador seria um mercenário, nessas condições, pois todo trabalhador recebe salário! Muito sem sentido, não?

Tentam ser melhores a segunda e a terceira definições...no entanto, se refletirmos, há algo de ingênuo nas duas: nos passam a impressão de vivermos em uma sociedade de seres iluminados que dá importância zero ao dinheiro! E, nessa sociedade perfeita, os artistas fazem o papel de malvados, únicos a pensar em coisas tão mesquinhas...

Na verdade, quem despreza bens materiais e pode abrir mão da maioria ou de todos eles, sem nenhuma hesitação é quem dá pouca importância a dinheiro. É o que nos ensinam várias filosofias e religiões. Diga sinceramente: quantas pessoas assim existem na sua família? Na rua onde você mora? Na sua escola e no seu emprego?

Caso uma pessoa diga: "Eu não ligo pra dinheiro" e dali a dez minutos confesse "não viver sem o celular à mão"...evidentemente sua primeira declaração é falsa: ainda que ela tenha ganho de presente o aparelho, alguém terá, obrigatoriamente, que desembolsar dinheiro para conseguir o celular (e pagar pelo uso, lógico).

Estou condenando a tecnologia? Não: com esse exemplo, procuro demonstrar que dinheiro e bens materiais são coisas interligadas; é sem sentido afirmar não dar valor a um se, no fundo, dá-se bastante importância ao outro. Assim se passam as coisas, no mundo real...

Para concluir: mesmo que "mercenário" signifique "interesseiro", a acusação soa estranha, na situação em que ela é feita: quem procurou o desenhista? A mesma pessoa que o acusa! Se ela quer a arte de graça, quem será a beneficiada, nesse negócio?

Apenas ela, é claro. Isso não é ser interesseiro?




3 comentários:

  1. Rogério, se me permite, vou te dar uma sugestão por aqui:
    -você poderia colocar o que você sabe fazer num link para quem precisasse dos seus trabalhos pudesse avaliar, tipo, uma lista do que pode fazer como caricaturas, cartoons e etc.
    É que possivelmente vou precisar de algum designer para fazer sprites de um jogo. E queria saber se você trabalha com freelance e com sprites de jogos 2D. Mas não é certo pois meu amigo que planejou o jogo comigo parece que não poderá mais desenhar, estou sem resposta dele faz dias.

    Ah e ótimo blog, estou praticando as aulas para melhorar minha habilidade com desenho, fico no aguardo de mais delas.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Samuel.

    Eu tinha alguns trabalhos postados em fóruns, como o iMasters e Fórum Gimp e esses conteúdos se perderam. O mesmo ocorreu com algumas das postagens dos Exercícios de Traço (foi essa razão, inclusive, que me motivou a criar o blog e postar esse material aqui). Aos poucos vou repostar meus trabalhos...

    No momento eu trabalho com emprego fixo e não estou pegando freelance, por falta de tempo e condições. Se seu amigo não vai mais tocar o projeto com você, o melhor seria postar em algum fórum de jogos, pra ver se você arruma alguém interessado.

    Realmente isso de parceria é complicado, pois se o projeto é grande, o ideal seria você arrumar duas ou mais pessoas. Eu tentei fazer isso há muitos anos, porém, só uma pessoa se interessou...e a parceria depois acabou não funcionando.

    Mas pode ser que você tenha mais sorte que eu. Se você acredita no seu projeto, vale a pena tentar. Boa Sorte, amigo!

    ResponderExcluir
  3. Opa, tudo bem. Eu até tinha pensado de postar num fórum de games, só não fiz isso ainda porque não tive notícias do meu colega, mas vou aguardar mais uns dias e ver o que dá. É uma pena ter perdido esses seus tutoriais, que são muito bons, só espero que você possa postar aqui o máximo possivel deles.
    No mais, obrigado.

    ResponderExcluir