sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Exercícios de Traço - 3

Outra sequência de exercícios! Desculpem pela má qualidade dos scans (ainda estou aprendendo a lidar com a câmera... rsrs). Este é praticado em folhas de caderno (A):




O primeiro é uma série de linhas retas (figura B). Aqui estou usando três linhas do caderno. Comece traçando retas em zigue-zague (1) no sentido indicado pelas setas, até chegar ao canto direito da folha. Em seguida faça novas retas, sempre em zigue-zague, de modo a cruzar com as retas anteriores (2). Repita o processo (3 e 4) até ficar como mostrado em B.



Não precisa fazer os traços correndo! Vá devagar, no início. Você também pode fazer uma pequena pausa entre uma reta e outra. O importante é que as retas não ultrapassarem a primeira e a terceira linhas e que você procure manter um espaço regular entre os traços. Claro que no início será difícil, somente com a prática você consegue.

Vamos ao segundo exercício (figura C). No espaço de três linhas, trace cinco retas inclinadas (1), no sentido mostrado pela seta vermelha. Depois, trace uma nova, começando de onde você terminou a quinta reta (2) e indo até a base da terceira linha. Adicione quatro retas (3), traçadas no mesmo sentido da primeira. A partir daí, você repete os traços, até chegar ao lado direito da folha (4).



Volte ao lado esquerdo da folha (figura D). e trace uma linha no primeiro espaço, vá traçando até preencher esse espaço (1), sempre respeitando o movimento mostrada na seta. Passe para o espaço seguinte (2) e preencha-os com novas retas (3)... depois para o próximo (4), até o fim.



O terceiro exercício (figura E) é uma variante do anterior. Acho que as figuras estão bem claras e não há necessidade de maiores explicações:


Os demais exercícios mostrados na figura A eu já havia explicado na primeira parte desta série, basta você acessá-la para saber como fazê-los. Também vou deixar o link para segunda parte, caso você não a tenha visto.

Neste último exercício, (F), você utiliza folhas de sulfite ou de rascunho. são apenas variantes de um dos exercícios propostos pelo Prof. Fábio (veja o link do blog dele na primeira e segunda parte desta série). Mantenha uma velocidade média no traçado: nem muito devagar, nem muito rápida. Não apóie o braço sobre o papel (somente a ponta do grafite deve tocá-lo) e segure o lápis como o Prof. Fabio ensinou.



A figura G mostra claramente o processo: você inicia traçando um círculo e sem tirar o lápis do papel, vai traçando (1) até chegar ao centro (2). Complete a folha traçando essas mesmas formas com diferentes tamanhos (3).






9 comentários:

  1. Olá, Rogério. Tenho algumas duvidas em relação ao traçar as retas. Já faz alguns dias que comecei a praticar os exercícios; e ao fazer as restas e círculos eu deixo apenas a ponta do lápis na folha. Para fazer as restas, isso é adequado ? Pois n consigo exatidão (faze-los retos) ao faze-los para baixo ou para cima.
    Consigo faze-los melhor encostando a mão na folha, mas o traço fica forte( mas bem definido).
    E uma curiosidade. Os execício recomenda fazer os círculos no sentido horário, para uma pessoa canhota, deveria ser feito no sentido anti horário ?
    Obrigado pelo conteúdo compartilhado, espero ter sido claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para linhas retas, o movimento parte do ante-braço ao pulso Matheus.

      Excluir
  2. Oi, Matheus!

    No meu caso, as retas só passaram a melhorar após uns dezoito dias de treino (e ainda assim, havia ocasiões em que elas saíam irregulares). É normal demorar. Se achar difícil traçá-las em uma direção, escolha outra e a pratique durante alguns dias. Depois disso, experimente traçar na diração que você tem dificuldade.

    Você pode encostar a mão na folha, se quiser. Porém, evite aplicar muita pressão no lápis! Uma das finalidades do exercício é tornar seu traço mais leve, isto porque um traço assim é melhor na hora de esboçar desenhos.

    Quanto aos sentido dos círculos, eu indiquei o sentido horário somente para explicar melhor como traçá-los (se eu não colocasse daquela forma, as pessoas não saberiam por onde começar aquele exercício) Mas pode traçar em outro sentido, se preferir...ou mesmo variar o sentido, de um círculo para outro.

    ResponderExcluir
  3. quero saber se tem mais exercicios de traço alem desses
    apresentado? obrigado ea!

    ResponderExcluir
  4. Não, não tenho. Mas esses já são suficientes para aperfeiçoar o traço. Eu, particularmente, não precisei de mais nenhum outro...

    ResponderExcluir
  5. Mas e com o treino de linha paralela e círculo como q pode ajudar nesse caso?

    ResponderExcluir
  6. Haverá ocasiões em que você precisará fazer traçados com espaços regulares entre si (como em hachuras, por exemplo) e esse tipo de treino serve para isso.

    ResponderExcluir