domingo, 15 de novembro de 2015

Efeito de Retículas no GIMP


Os efeitos acima foram criados na versão 2.2.13 do GIMP (já antiga na época)...e apesar do tutorial ser de 2008, pode ser seguido ainda hoje, sem grande dificuldade para quem possui um conhecimento médio do programa. O tutorial tem quatro páginas e inclui a imagem original para treino (lembrando que essa foto foi usada apenas para fins educacionais. Os direitos pertencem aos seus autores!). Para fazer o download, clique aqui.


Experimentei reproduzir o efeito de modo diferente em outra imagem, num GIMP portable 2.8:


Vamos às explicações: O lay-out da Ferramenta Mistura (a do degradê) mudou (A). Para inverter a direção do degradê, clique na setinha dupla (1). O Deslocamento (2) você muda arrastando a barra com o mouse (e não mais num controle deslizante como era). E não precisa mudar os valores em Amostragem adaptativa (3), é suficiente deixar essa opção marcada.

Repare, ainda, que eu apliquei o degradê em outro sentido daquele mostrado no tutorial (B). Isto porque o formato e o conteúdo desta imagem são, obviamente, diferentes...e, portanto, uma outra abordagem seria necessária:



Por esses motivos eu também empreguei valores diferentes no quadro de diálogo do filtro Retículas (C). Por exemplo, em Tamanho da célula (1), escolhi o valor de 6, para obter retículas menores. Configurei o Ângulo (2) para 30, me pareceu o melhor para o caso. Eu sugiro que você comece sempre experimentando os ângulos de 15, 30, 45, 60 e 90: são os melhores.



Este é o resultado da configuração do filtro (D):


Como eu disse no início, eu utilizava uma versão antiga do Gimp quando escrevi o tutorial. Houve mudança na localização do recurso Cor para Alfa, veja abaixo. Tentei editar o texto do tutorial e não consegui: devo ter utilizado uma fonte que já não tenho mais...



Após a aplicação do "Cor para alfa", preferi não seguir o tutorial original. Na janela de camadas (E), alterei o modo da camada das retículas, de Normal para Sobrepor (1), reduzi a Opacidade para 90% (2) e apliquei uma máscara de camada (3). Trabalhei na máscara até conseguir o resultado mostrado na imagem...


Outra experiência com retículas, na mesma imagem:


Até o próximo tutorial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário