sábado, 7 de novembro de 2015

Divisão Proporcional

Divisão Proporcional, em termos simples, significa dividir algo em partes iguais. Em Desenho frequentemente precisamos fazer isso, muitas vezes à mão... por exemplo, na hora de marcar as proporções dos personagens, para construí-los.

Na figura abaixo, observe que o esquema das personagens envolve uma divisão de um número ímpar. A primeira personagem (A) tem um esquema de seis cabeças de altura. Eu primeiro dividi a altura total dela na metade e, em seguida, cada metade em três partes. A segunda personagem (B), mais no estilo infantil, tem três cabeças de altura. Nela, a divisão do espaço foi em três partes, direto.



Eu postei esse exemplo apenas para demonstrar que, antes de aprender sobre proporções, você precisa saber como dividir uma medida (qualquer medida, seja ela par ou ímpar) Como? Praticando este exercício do Prof. Fábio Vicente. A figura seguinte representa esse exercício, onde pratiquei as divisões em duas partes. em quatro,em três, em seis, em cinco e, por fim, em...quinze partes!



Quanto fazer? Eu fiz uma folha por dia (frente e verso), todos os dias, durante uns dois meses e meio. Caso você seja iniciante em Desenho, seria bom praticar por quatro meses, no mínimo. Á medida que você dominar certas divisões, passe para outras, na qual você tem maior dificuldade. No caso, eu comecei a dividir as retas em cinco partes, quinze, sete e catorze... todas divisões ímpares:



Não desanime se as primeiras divisões que você fizer não saírem cem por cento precisas: continue a praticá-las, se necessário releia as instruções do Prof. Fábio, que você consegue.


Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário